Notícias /

Creasi realiza programação especial pelo dia nacional e internacional da pessoa idosa

15/10/2021 14:20

O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 01 de outubro, foi criado em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial sobre as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados com os idosos e idosas.

De acordo com Censo do IBGE, o número de idosos no Brasil já ultrapassou a marca dos 30 milhões, o que representa 13% da população do País. Na Bahia, esse número chega a mais de 15% da população do Estado, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) 2019.

No Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são mais de 28 mil idosos cadastrados. Para abordar a importância da data, os pacientes foram recebidos ao som de grandes sucessos das décadas de 30 a 70 e com ambientação especial.

Foram desenvolvidas diversas atividades: a equipe de auxiliares e técnicas de enfermagem apresentou paródia ressaltando a relação do Creasi com os pacientes, abordou a história da data e distribuiu marcadores com trecho do Estatuto do Idoso e telefones úteis, que podem ser utilizados para denunciar situações de desrespeito à pessoa idosa.

A senhora Lionor Maria da Silva, de 81 anos, estava emocionada com as homenagens. Para ela, a data deve ser lembrada para que as pessoas respeitem os idosos. “Eu fui criada respeitando os mais velhos e hoje em dia é tudo muito diferente. Por conta do estresse ou da educação que receberam, muitos não nos respeitam. Na minha família, todos foram educados tendo muito cuidado e carinho com os mais velhos”, disse.

Para a diretora da Unidade, a geriatra Mônica Hupsel Frank, este ano, diante de tantos desafios enfrentados com a pandemia, a data foi mais especial. “O público idoso foi muito impactado e isso fez com que ampliássemos o olhar para o cuidado da pessoa idosa”, salientou a médica geriatra, lembrando que o Centro de Referência não deixou de funcionar, em nenhum momento.

A unidade se reinventou, adotou novos hábitos, fomentou a atenção integral e integrada aos idosos no Estado da Bahia, integrou a Comissão Intersetorial de Monitoramento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), inseriu o modelo de teleatendimento, reestruturou o gerenciamento de pacientes, otimizou o atendimento da farmácia, fortaleceu a relação com cuidadores e familiares, expandiu os canais de comunicação e implantou o ambulatório pós-covid.

Programação segue durante todo o mês de outubro

Como parte da programação do mês do idoso, na próxima semana, quarta-feira (20), às 8h30, o Creasi realiza webpalestra com o tema “Envelhecimento e pandemia: O que aprendemos?”, com a terapeuta ocupacional Helena Patáro, especialista em gerontologia, mestranda em Enfermagem em Saúde, e a médica geriatra Josecy Peixoto, doutora em Medicina e Saúde Humana.

Na terça-feira (26), às 15h, o Centro participa, com a terapeuta Helena Patáro e a assistente social Leila Fernandes, especialista em gestão da saúde para a pessoa idosa, que atua na Área Técnica de Saúde para a Pessoa Idosa/Diretoria de Gestão do Cuidado, de webpalestra sobre “A caderneta da pessoa idosa como instrumento de avaliação multidiomensional”.

As palestras serão transmitidas através do site do Telessaúde.

Fonte: Creasi

Notícias relacionadas