Notícias /

Vacinação: Zé Gotinha faz a ronda em postos de saúde no dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

16/10/2021 14:02

Hoje (16) é o dia “D” de mobilização nacional da Campanha Nacional de Multivacinação, oportunidade em que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as secretarias municipais de Saúde empreendem esforços para vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquema incompleto. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado fez uma ronda em diversos postos de saúde na Região Metropolitana de Salvador, acompanhada do Zé Gotinha, mascote do Sistema Único de Saúde (SUS) que simboliza a vacinação.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, “a erradicação ou mitigação de doenças por meio da vacinação é fruto de um esforço coletivo. É o momento de crianças e adolescentes voltarem aos postos de saúde para iniciar ou completar o esquema vacinal contra diversas doenças, como sarampo, febre amarela e poliomielite”, afirma.

Para iniciar ou completar o esquema vacinal, estão sendo oferecidas as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativada e Pólio Oral, Rotavírus, Pneumcócica 10-Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DPT, Hepatite A, Varicela, Hepatite B, Difteria e tétano, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e DTpa.

“Contamos com o apoio de todos os profissionais de saúde e gestores, para que seja alcançado o êxito das estratégias de vacinação. Precisamos aumentar as coberturas vacinais e ampliar a proteção da saúde de nossa população”, enfatiza Vânia Rebouças, coordenadora do Programa Estadual de Imunização do Estado. Ela acrescenta que no caso da vacina contra a poliomielite, o público alvo é toda criança de um ano a menos de cinco anos de idade.

Notícias relacionadas