Notícias /

Creasi realiza webpalestra sobre envelhecimento e pandemia: O que aprendemos com a pandemia?

19/10/2021 12:18

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realiza, amanhã, quarta-feira (20), às 8h30min, webpalestra “Envelhecimento e Pandemia: O que aprendemos?”, com a terapeuta ocupacional Helena Patáro, especialista em gerontologia, mestranda em Enfermagem e Saúde, conselheira do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (Cepi) e a médica geriatra Josecy Peixoto, doutora em Medicina e Saúde Humana. O encontro acontecerá às 8h30min, através do site do Telessaúde (www.telessaude.ba.gob.br/agenda).

A webpalestra faz parte da programação especial que o Centro desenvolveu pelo Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, com o objetivo de conscientizar para necessidade de proteção e cuidados com os idosos, principalmente diante dos desafios impostos pela pandemia pelo Coronavírus, ressaltou Mônica Hupsel Frank, médica geriatra, diretora da Unidade. “Atendemos o público mais impactado com a pandemia e desde o início, buscamos desenvolver ações de atuação direta na reabilitação e preservação da funcionalidade dos idosos, bem como, de aprimoramento científico, dentro da temática, com os nossos profissionais de saúde”, disse a diretora.

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada em agosto desse ano, mostra que o número de mortes por Covid-19 no Brasil, em 2020, foi de 230.452 pessoas. Um dado na pesquisa chama atenção e evidencia todo esse impacto: três em cada quatro óbitos aconteceram em pessoas com mais de 60 anos de idade, num total de 175.471 idosos. Nesse grupo, a faixa etária mais afetada foi a de 70 a 79 anos, concentrando 33% dos óbitos de idosos por Covid-19, no ano passado. O estudo aponta ainda que 29% tinham entre 60 e 69 anos; 27% de 80 a 89 anos; e 11% mais de 90 anos.

Fonte: Creasi

Notícias relacionadas