Enfermeiro do HGRS publica artigo sobre relação entre burnout e obesidade

20/10/2021 12:00

O enfermeiro Douglas de Souza e Silva, que atua na unidade de terapia intensiva (UTI) 2 do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), teve seu artigo de dissertação publicado na revista internacional Research, Society and Development. Intitulado ‘Relação entre burnout e obesidade: uma revisão integrativa da literatura’, o trabalho faz parte do volume 10, nº 13, e está disponível no link https://bit.ly/rsdjournal-hgrs.

Para identificar evidências científicas sobre a associação entre burnout e obesidade, Douglas e os demais pesquisadores utilizaram as diretrizes e recomendações do checklist da Declaração para Relatórios de Revisões Sistemáticas e Meta-Análises de Studie e a estratégia Pico. Os artigos selecionados foram analisados ​​de acordo com a Agency for Healthcare Research and Quality.

Concluíram, então, que a associação de burnout e obesidade ainda é incipiente, pois há poucos estudos elegíveis. “Os níveis de evidência dos estudos são predominantemente devidos a estudos transversais. É válido sugerir que estudos com metodologias mais robustas sejam realizados com a temática em questão, para que a trajetória de causalidade entre o burnout e a obesidade possa ser melhor elucidada”, afirmam os autores.

Além de Douglas, que é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o artigo contou com os seguintes autores: Magno Conceição das Merces – enfermeiro, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Ufba e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Julita Maria Freitas Coelho – odontóloga e doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Ufba. Dandara Almeida Reis – médica, mestra em saúde coletiva e professora da Uneb. Argemiro D’Oliveira Júnior – médico, doutor e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Ufba.

Ascom/HGRS