Creasi comemora dia do Servidor Público com programação especial

29/10/2021 11:48

A data de comemoração foi na quinta-feira (28), mas no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) as homenagens aos servidores e servidoras, que atuam na Unidade, foram iniciadas segunda-feira (25), com uma programação especial desenvolvida pelo Serviço Integrado de Assistência ao Trabalhador (Siast/Creasi), com o objetivo de promover a saúde e proporcionar bem-estar.

Elaborada utilizando as Práticas Integrativas em Saúde (PICS), a programação contou com Arteterapia, Meditação, Reflexoterapia e Yoga. “Diante de tantos desafios enfrentados com a pandemia pelo Coronavírus, foram estruturadas atividades para aliviar as tensões, reduzir o estresse e oferecer qualidade de vida, já que as técnicas de meditação e respiração podem ser utilizadas diariamente”, ressaltou Patrícia Paim Monte, enfermeira do trabalho, que atua no Siast/Creasi.

Na segunda-feira (25), o terapeuta integrativo Diego Ferreira, realizou meditação, visando ampliar a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções. Na oficina de respiração o terapeuta mostrou que desenvolver um controle maior sobre os pulmões pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental. “O exercício respiratório ajuda a manter a mente focada e lidar com o estresse diário do trabalho”, afirmou Patrícia Paim.

Já na terça-feira (26), a reflexoterapia, que utiliza estímulos em áreas reflexas (pés, mãos, orelhas) e auxilia na eliminação de toxinas, na sedação da dor e no relaxamento, ganhou os espaços do Centro e proporcionou momentos únicos aos servidores. “Foi maravilhoso, fiquei completamente relaxada, senti a reativação e o equilíbrio nas regiões com bloqueio”, disse Walmyra Monteiro, assistente social e ouvidora da Unidade. “Foi um presente!”, completou.

Na quarta (27), foi realizado um aulão de Yoga, com Fernanda Scher, prática que propicia redução do estresse, regulação do sistema nervoso e respiratório, equilíbrio do sono e da produção hormonal, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes. Na quinta, (28), o dia foi de surpresas, com ambientação e muito carinho.

Ascom/Creasi