Notícias /

Estudo sobre técnica pioneira do Hospital Ana Nery para tratamento endovascular é destaque em revista científica

04/11/2021 11:18

Um estudo científico sobre a técnica pioneira desenvolvida pelo Hospital Ana Nery para tratamento endovascular dos aneurismas e dissecções do arco aórtico foi publicado na Journal of Endovascular Therapy, uma das mais importantes revistas na área da cirurgia endovascular do mundo.

O tratamento endovascular é uma área da cirurgia vascular, na qual são utilizados cateteres, guias, balões, stents entre outros equipamentos de forma minimamente invasiva. O estudo do Ana Nery, liderado pelo cirurgião vascular e endovascular André Brito, desenvolveu uma técnica pioneira que permite a realização deste tipo de procedimento sem que os fios utilizados no tratamento enrolem entre eles, um problema enfrentado por cirurgiões de todo o mundo.

A técnica desenvolvida no Ana Nery usa um protótipo de cateter com dois lúmens paralelos para posicionar fios-guia nos ramos supra-aórticos. Isso permite a introdução e o avanço do dispositivo com os vasos alvo já pré-canulados. A endoprótese é avançada até o arco aórtico sem torção ou enrolamento dos fios.

De acordo com André Brito, a área do arco da aorta, região que fica no tórax e emite ramos para vasos do cérebro e membros superiores é uma área de difícil tratamento endovascular. Com a nova técnica, esse tipo de tratamento é facilitado.

O médico e pesquisador destaca que o problema de torção e enrolamento dos fios no tratamento endovascular das doenças da aorta era uma dificuldade enfrentada por cirurgiões de todo o mundo, e que agora foi solucionada por essa nova técnica do Ana Nery. “Cirurgiões da Europa, Estados Unidos e Ásia não conseguiram solucionar e aqui, com recursos simples, nós conseguimos resolver esse problema e fazer cirurgias do arco da aorta por endovascular. Queria agradecer a confiança dos pacientes e a toda equipe do hospital”, conclui.

Ascom/Ana Nery

Notícias relacionadas