Notícias /

Hospital Juliano Moreira participa da primeira Conferência Popular Nacional sobre acolhimento e humanização

04/11/2021 14:14

O diretor do Hospital Juliano Moreira (HJM), Antônio Freire, participou da 1ª Conferência Popular Nacional SUS: Acolhimento e Humanização, realizada no último sábado (30). No evento, foram abordados os processos de criação do Sistema Único de Saúde, aspectos referentes ao acolhimento dos usuários, principalmente, no âmbito da saúde mental, e sobre a assistência aos pacientes portadores de sequelas pós-Covid.

De acordo com Freire, a discussão também abordou a atenção à população LGBTQIA+ na unidade. “O HJM, com apoio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), vai oferecer Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para pacientes matriculados no ambulatório do Hospital. As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, explicou.

Freire destacou ainda a importância da Política Nacional de Humanização (PNH-HumanizaSUS) que busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

Ascom/HJM

Notícias relacionadas