Notícias /

Iniciado o X Seminário de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Estado da Bahia

04/11/2021 15:50

Com objetivo principal de atualizar as discussões e reflexões acerca da ética em pesquisa com seres humanos, assim como oportunizar a interação entre os Comitês de Ética em Pesquisa, foi iniciado nesta quinta-feira (4) o X Seminário de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Estado da Bahia. Em formato virtual, o encontro segue até esta sexta-feira (5).

O seminário está sendo promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), em parceria com os Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Estado da Bahia – CEP/BA. O evento é voltado para membros dos CEP/BA, representantes das Comissões Locais de Pesquisa da Rede SESAB, gestores e trabalhadores do SUS, professores, pesquisadores, estudantes e interessados no tema da ética em pesquisa com seres humanos.

A abertura teve as participações da secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, de Susana Abe Miyahira, que é membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, e de Claudia Vaz, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFACS e representante da Comissão Organizadora do evento.

“Diante do cenário que enfrentamos, foi preciso nos reinventar e nos desenvolver à distância e hoje somos multiplicadores em larga escala. Isso torna ainda mais importante a atuação de forma ética e com base em evidências científicas, reforçando ainda mais a importância de discutirmos esse tema”, afirma a secretária da Saúde, Tereza Paim, durante a abertura do evento.

Notícias relacionadas