Notícias /

Com técnica minimamente invasiva, HGESF realiza biópsia guiada por tomografia

09/11/2021 15:11

Tornar os procedimentos para diagnósticos menos invasivos possível é a missão do Centro de Diagnósticos OncoBahia do Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF). A iniciativa busca, com o auxílio de recursos tecnológicos de última geração adquiridos por meio de investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), reduzir riscos ao paciente e tornar o exame de biópsia guiada por tomografia cada vez mais preciso e acessível.

Por mês, serão oferecidos cerca de 80 exames de tórax, abdômen, coluna, ósseo, cabeça, pescoço e fígado. “Com a estrutura atual, temos a capacidade de realizar, semanalmente, até 15 [biópsias] torácicas e 5 não torácicas, mas com capacidade de ampliação. Estamos começando a funcionar, mas com possibilidade total de ampliação”, explica o coordenador da Bioimagem do Hospital Ernesto Simões, Nélio Pinto Andrade.

Atualmente, o centro conta com um tomógrafo dedicado ao serviço de rádio intervenção, além de uma equipe multidisciplinar e médicos especializados em angiologia, cirurgia torácica e pneumologia. “Esse fragmento colhido no exame vai para um laboratório contratado pelo estado e o paciente recebe o resultado em até 15 dias depois”, garante o coordenador.

O exame funciona de forma simples, sem que o paciente seja submetido a internação. “Ao invés de a gente ter que abrir esse paciente para tirar algum fragmento do órgão ou parte óssea a ser analisada, nós vamos realizar essa coleta através de uma agulha bem fina. Ela vai até o órgão, pega um fragmento e retiramos para a análise. Ele não precisa ficar internado, realizamos a coleta e o paciente é liberado”, ressalta a diretora geral da unidade, Cristiana França.

Agendamento através do WhatsApp ou e-mail

Em busca de tornar o processo o mais ágil possível, o agendamento é feito através do aplicativo de mensagens WhatsApp ou via e-mail. O médico que acompanha o paciente sinaliza a necessidade de realização do exame e, após o primeiro contato através dos canais de comunicação disponibilizados, o paciente é direcionado a uma equipe multidisciplinar composta por enfermeira, auxiliar de enfermagem e assistente social, que dá início ao processo. “A pessoa que necessita do exame entra em contato e agendamos uma consulta de avaliação para ser feita uma triagem. Sendo um caso apto para a realização da biópsia, ele já sai dessa primeira consulta com o exame agendado”, conclui o coordenador da Bioimagem.

Como agendar a biópsia guiada por tomografia

Para agendar, basta entrar em contato através do WhatsApp (71) 99712-5470 ou via e-mail, hgesf.bioimagem2@saude.ba.gov.br informando seu nome completo e o tipo de biópsia guiada por tomografia necessitada.

Notícias relacionadas