Notícias /

Hospital Ana Nery se destaca nacionalmente em procedimentos cardíacos pelo SUS

11/11/2021 15:32

O Hospital Ana Nery (HAN) liderou o ranking nacional no número de plásticas valvares e/ou trocas valvares múltiplas pelo SUS, quando contabilizados os procedimentos realizados de janeiro a agosto de 2021. Foram ao todo 133 procedimentos número que é mais que o dobro do contabilizado pelo segundo colocado na lista: 62. O Ana Nery também liderou o ranking nacional em 2020, com 110 procedimentos durante todo o ano (janeiro a dezembro).

O Ana Nery também realizou entre janeiro e agosto deste ano 1.350 angioplastias coronarianas pelo SUS. O número coloca a unidade em terceiro lugar de todo o Brasil.

Com relação a implantes de dispositivos eletrônicos cardíacos pelo SUS, a unidade atingiu a marca de 510 procedimentos, entre janeiro e agosto de 2021, e já ultrapassa a quantidade realizada em todo o ano de 2020, quando totalizou 500. O Ana Nery é o quarto hospital que mais realiza o procedimento no país.

O diretor do HAN, o médico cardiologista Luiz Carlos Passos, explica que, na Bahia, a situação de normalidade com relação às cirurgias cardíacas pelo SUS é fruto de uma gestão focada em resultadas e excelência no serviço, no Hospital Ana Nery. “Planejamento eficiente, equipe médica comprometida e funcionários de todos os níveis engajados fizeram a diferença para que o Hospital Ana Nery fosse um dos cinco mais produtivos do Brasil em diversos procedimentos”, afirma Luiz Carlos Passos.

Panorama no Nordeste

Na contabilidade de plásticas valvares e/ou trocas valvares múltiplas pelo SUS, no Nordeste, o Ana Nery segue soberano. A unidade foi líder em 2020, com 110 procedimentos durante todo o ano e, de janeiro a agosto de 2021, segue liderando a lista, com 133 procedimentos. O número é mais que o triplo da unidade de saúde que está em segundo lugar, um hospital da Paraíba que contabilizou 41 procedimentos no mesmo período.

Com relação às angioplastias coronarianas pelo SUS, o Ana Nery lidera o ranking entre as unidades de saúde do Nordeste. Só de janeiro a agosto deste ano, o HAN acumula 1.350 procedimentos. Em 2020, a unidade foi a quarta colocada, com 638 procedimentos – mais que dobrou a produção em cerca de metade do tempo, se comparado todo o ano de 2020 com os oito primeiros meses de 2020.

O Ana Nery também lidera o ranking no Nordeste na realização de revascularizações miocárdicas com uso de extracorpórea (com 2 ou mais enxertos) pelo SUS. Em 2020, a unidade, que também ficou em primeiro lugar na lista, totalizou 249 procedimentos realizados, enquanto de janeiro a agosto deste ano, esse número já é de 292.

Com informações da Ascom HAN

Notícias relacionadas