Notícias /

Divisa se reúne com representantes da Seagri, SDR e Adab para tratar sobre a falsificação e adulteração do mel e produtos derivados

16/11/2021 17:51

A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA), representada pela Diretora Mariza Eduane Costa Pinheiro, realizou no último dia 5, reunião com representantes das Secretarias da Agricultura do Estado da Bahia (SEAGRI), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), além de outros componentes da Câmara Setorial das Cadeia Produtivas da Apicultura e da Meliponicultora do Estado da Bahia.

Durante a reunião, foi abordado a problemática da produção e comércio de mel e produtos derivados sem registro e/ou autorização dos órgãos competentes. Foi discutido ainda, ações conjuntas entre os diversos órgãos visando coibir a comercialização de produtos ilegais.

Segundo a representante da Seagri, Marivanda Eloy, o combate à falsificação e adulteração do mel e produtos oportunistas tem sido bastante debatido pelo Setor da Apicultura e da Meliponicultora, visando garantir ao consumidor produtos inspecionados, registrados e certificados, em decorrência da invasão no mercado varejista por produto intitulado de MEL, sem nenhum tipo de Registro de Origem. “A preocupação é também com a questão da saúde pública”.

“A reunião foi de suma importância, na medida em que estabeleceu parceria e articulações com os órgãos que atuam na cadeia produtiva e na comercialização do mel e derivados, com o propósito de diminuir os riscos à saúde da população e garantir o acesso a produtos confiáveis”, destacou Mariza Eduane.

Estavam presentes também neste encontro, a Coordenadora da ASTEC/DIVISA, Emilia Sena, a Coordenadora da COVIP/DIVISA, Mariana Mascarenhas Menezes, o Coordenador da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (DIPA), Janilton Andrade Borges e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia, e Teresinha Cardoso Braga. A empresa Apiário Favo de Mel, representada pela Gerente Geral e Proprietária Maria Julieta Ricci M. Martins e a empresa Apis Jordans, representada pelo Diretor presidente Luiz Jordans (também Diretor Mercadológico da Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura – FEBAMEL), participaram virtualmente da reunião.

Fonte: Suvisa

Notícias relacionadas