Notícias /

XI Encontro Nacional de Residências em Saúde encerra atividades na Bahia

23/11/2021 11:03

“Reafirmar a importância que têm as residências de todas as regiões no país para a qualificação das políticas de saúde e, por conseguinte, para o fortalecimento do SUS”. Esse foi um dos trechos da Carta aberta (Baiana), redigida e lida no encerramento das atividades do XI Encontro Nacional de Residências em Saúde, ocorrido na tarde da última sexta-feira (19/11).

O Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS) é um evento anual idealizado e fomentado pelos fóruns nacionais de residentes, preceptores, tutores e coordenadores de programas de residência em saúde, que tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de trabalho nos serviços, fortalecer a política de Educação Permanente em Saúde e ampliar a discussão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Sediado na Bahia este ano, com apoio técnico-logístico da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH/SESAB), através da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA), o “XI ENRS – Saúde e Democracia: residências em saúde como espaço de formação no e para o SUS” reuniu, durante quatro dias, mais de 5 mil residentes, preceptores, tutores e coordenadores de programas de residência em saúde.

Foram 32 atividades entre rodas de conversa, grupos de trabalho e apresentações culturais, além da apresentação de 74 trabalhos técnico-científicos com vistas à valorização da produção de conhecimento e ao incentivo à participação de residentes e demais atores envolvidos nos Programas de Residências em Saúde. Os trabalhos foram divididos em seis eixos temáticos: 1) Mobilização social; 2) Formação em Saúde; 3) Gestão em Saúde; 4) Produção do Cuidado em Saúde; 5) Saúde da/o Residente e 6) Saúde do/a Trabalhador/a da Saúde.

O reconhecido espaço de diálogo e aproximação entre os atores dos segmentos que compõem os Programas, bem como entre trabalhadores da área de saúde, gestores, usuários e instituições para a troca de experiências e manutenção ativa de pautas como a formação e a qualidade da formação em saúde, potencializam a mobilização para ENRS. Desde 2013, o Encontro possui uma organização própria e periodicidade anual, acontecendo, respectivamente até 2020, nas cidades de: Fortaleza, Recife, Florianópolis, Curitiba, Olinda, Rio de Janeiro, Natal e Brasília (formato virtual devido à Pandemia de Covid-19). De Salvador, o encontro segue agora para Ponta Grossa (PR).

Fonte: ESPBA

Notícias relacionadas