Notícias /

Moradores do Hospital Juliano Moreira são transferidos para Serviço Residencial Terapêutico em Itapetinga

29/11/2021 14:18

A Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), por meio da Área Técnica de Saúde Mental (ATSM), vem envidando esforços para efetivação do Plano de Desinstitucionalização da Bahia, aprovado pela Resolução CIB n° 139/2018. Sendo uma de suas ações o investimento da Área Técnica de Saúde Mental no ano de 2020 a implementação do Eixo II – Desenvolvimento de estratégias de desinstitucionalização por hospital psiquiátrico, eixo de extrema relevância para o avanço da Rede de Atenção Psicossocial da Bahia.

Nesse sentido, dá-se a implantação com recurso estadual, proveniente da portaria nº 349 de 11 de junho de 2021, de um Serviço Residencial Terapêutico (SRT) no município de Itapetinga. Esse equipamento, que se configura como uma moradia, irá acolher oito pessoas (3 homens e 5 mulheres) que foram abandonadas no Hospital Juliano Moreira e lá permaneceram, alguns por mais de 20 anos, A ida dos novos munícipes de Itapetinga se dará amanhã (30) e possibilitará a esses cidadãos o direito à liberdade, a reinserção no espaço da cidade e o resgate da cidadania.

Essa ação só foi possível ser realizada através de parceira estabelecida entre a Área Técnica de Saúde Mental da Diretoria de Gestão do Cuidado, a Equipe de Desinstitucionalização do Hospital Juliano Moreira e do município de Itapetinga. Ressaltamos que este trabalho cuidadoso envolveu inúmeras pactuações, reuniões presenciais e virtuais, discussões de casos e elaboração de Projeto Terapêutico Singular para que os novos cidadãos sejam recebidos com todas as honras e comemorações no seu novo lar .

Fonte\DGC

Saúde Mental\Itapetinga

Notícias relacionadas