Notícias /

Hospital Regional Dantas Bião realiza mais uma captação de múltiplos órgãos em novembro

30/11/2021 10:04

O Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, realizou, esta semana, mais uma captação de múltiplos órgãos, esta captação foi a segunda neste mês de novembro. O doador J.A.P. teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado, e foram captados: rins, baço e linfonodos, após a realização de todos os testes comprobatórios determinados pela legislação brasileira e seguidos os requisitos do processo.

Lívia Araújo, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), sinaliza que em todo o processo de captação, a família do doador tem o apoio da equipe multiprofissional do HRDB composta por psicóloga, fisioterapeuta, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros. “A nossa função é acolher as famílias e ofertar a possibilidade de ajudar as outras pessoas. As famílias conseguem colocar a doação acima da dor e daquele momento triste de perder seu ente querido”.

Lívia Araújo sinaliza ainda que “a doação de órgãos é um assunto que precisa ser discutido em família, pois mesmo em meio ao luto, quando a família está ciente do desejo de seu ente querido, o mesmo se torna menos doloroso e oferece uma sensação confortável por saber que mesmo após a morte existe um legado: salvar vidas. Agradecemos a equipe do médico Ávio Brasil e o apoio da equipe multiprofissional bem preparada daqui do HRDB que deu todo o suporte familiar no processo de captação; sentimento de gratidão a minha parceira, técnica de enfermagem Telma Santos, (ela é indispensável nesse processo), a psicóloga Jéssica, equipe de fisioterapia, médica, enfermagem, serviço social, centro cirúrgico e UTI”, concluiu.

A captação foi realizada pela equipe do médico cirurgião Ávio Brasil, médicos auxiliares: Thiago Valqueire, Ciro Chang Santos e do anestesista Moisés Cândido.

Ascom do Dantas Bião

Notícias relacionadas