Notícias /

Hospital Roberto Santos sedia curso pré-Congresso Brasileiro de Hérnia

01/12/2021 15:22

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) recebeu, nesta quarta-feira (1º), os cirurgiões Maxwell Stanford (Pernambuco) e Marcio Cavaliére (Rio de Janeiro) para sediar a Hernia Experience Salvador-BA. Trata-se do curso que antecede o VI Congresso Brasileiro de Hérnia, na capital baiana.

No evento, os convidados operaram dois pacientes com queixas de dores abdominais, que pioravam ao esforço há cerca de um ano. O primeiro caso – um homem, de 46 anos – apresentava diagnóstico de duas hérnias epigástricas e uma umbilical. Nesse, foi realizada uma herniorrafia, por videolaparoscopia, com uso de tela intraperitonial.

A segunda paciente, de 54 anos, tem histórico de cirurgia bariátrica, com perda de 40kg e ganho de 20 Kg nos últimos seis anos. Ela apresentava reaparecimento de volumosa hérnia na cicatriz cirúrgica e falha em duas tentativas prévias de correção cirúrgica definitiva. Foi submetida à herniorrafia incisional, com separação dos componentes da parede abdominal.

“Os procedimentos foram realizados por profissionais experientes e transmitidos ao vivo a convidados, alunos e residentes do Hospital Roberto Santos. Houve demonstração detalhada na execução de ambos os procedimentos”, conta o coordenador do serviço de cirurgia geral e aparelho digestivo do HGRS, André Aleluia.

De acordo Aleluia, a experiência foi uma grande oportunidade de aprendizado para os residentes institucionais de cirurgia. “Contamos com a participação ativa das coordenações do centro cirúrgico e das residências de cirurgia geral e digestiva do Hospital Roberto Santos, além da parceria da BD Tadmedical na realização do evento”, completa ele.

As cirurgias puderam ser assistidas por meio de um amplo visor e, ainda, através de transmissão por vídeo associada a um retroprojetor em tempo real, numa sala de aulas adjacente à sala cirúrgica, ambas no centro cirúrgico do HGRS. Os procedimentos foram gravados e registrados por uma equipe de cinegrafistas.

Ascom HGRS

Notícias relacionadas