Notícias /

Assistentes Sociais do Hospital Regional de Juazeiro são homenageados

15/05/2018 15:51

A equipe do Hospital Regional de Juazeiro reconhece que o Serviço Social na área hospitalar é de fundamental importância para o relacionamento com o público em geral. E para marcar o Dia Nacional do Assistente Social, comemorado nacionalmente dia 15 de maio, a direção do HRJ promoveu ações e distribuiu lembranças para os assistentes sociais que trabalham na unidade.

João Araújo, membro da Comissão de Humanização, sinaliza que a atuação da equipe do Serviço Social é muito ampla e de grande importância para a assistência no Hospital Regional de Juazeiro. “O assistente social é essencial em uma unidade hospitalar, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável, em todos os sentidos, principalmente em um hospital diversificado como é o caso do HRJ”, afirmou.

Segundo ele, o assistente social é responsável por atuar diretamente com a família dos pacientes promovendo um trabalho de acolhimento que faz toda diferença para quem está passando por um momento difícil.

A enfermeira Daniela Costa, lembra que a doença desestrutura não só o físico, mas emocionalmente o paciente e a família, e, que o assistente social atua como elo entre estas pessoas vulneráveis emocionalmente e a instituição, bem como a equipe multidisciplinar e a comunidade local. “A equipe contribui para o bom atendimento aos doentes, desenvolvendo um trabalho mais articulado, visando o melhor atendimento ao nosso paciente”.

Normalmente, a atuação do assistente social na instituição hospitalar depende da iniciativa de um profissional que esteja diretamente ligado ao atendimento ao paciente. Cabe destacar que em algumas ocasiões são os próprios pacientes ou seus familiares os que buscam o serviço do assistente social.

O profissional presta assistência social aos pacientes, incentivando a participar do tratamento de saúde; estimula a reflexão com a família sobre a importância do envolvimento e apoio no tratamento de saúde do paciente; ajuda a implantar e executar o trabalho educativo com grupos de pacientes e/ou familiares; orienta a população usuária em relação aos recursos da comunidade (INSS, Conselho Tutelar, Estatuto do idoso etc.), entre outros.

 Ascom HRJ
/Juazeiro/Dia Assistente Social

Notícias relacionadas