Ciave

Centro de Informações Antiveneno – Ciave

Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modelo para os países em desenvolvimento e referência nacional na área de Toxicologia, o Centro de Informações Antiveneno (CIAVE) da Bahia atua na orientação, diagnóstico, terapêutica e assistência presencial de pacientes intoxicados, além de realizar análises toxicológicas de urgência, identificação de animais peçonhentos e plantas venenosas, manutenção e distribuição de antídotos e de soros antipeçonhentos para a rede pública estadual.

Criado em agosto de 1980, o CIAVE-Bahia foi o segundo dos 37 centros implantados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SNITF), hoje SINITOX.

Único na Bahia, o Centro anualmente atende cerca de 7.500 ocorrências tóxicas e registra, através do SINAN, uma média de 10.000 notificações de acidentes por animais peçonhentos, ocorridos em todos os municípios do Estado.

Já realizou 29 cursos anuais de Toxicologia Básica para estudantes e profissionais, capacitando cerca de 3.500 pessoas. Treinou e capacitou, através de estágio com duração de 1 ano, cerca de 1.000 estudantes das áreas de Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia, Biologia, Psicologia e Enfermagem oriundos de diversas faculdades do Estado.

Nos seus projetos de descentralização de atividades e de capacitação, já treinou mais de 5.500 emergencistas e cerca de 15.000 agentes comunitários de saúde de 400 municípios da Bahia. Elaborou e distribuiu entre profissionais de saúde e de educação, estudantes e à população em geral, mais de 450.000 unidades de material informativo como cartazes, cartilhas, folhetos, apostilas, manuais, etc., sobre os principais grupos de agentes tóxicos.

O CIAVE-Bahia tem participado de diversas ações conjuntas com outros órgãos, públicos e privados, buscando identificar, investigar e prevenir os riscos tóxicos em todos os níveis, visando o controle destes riscos nas comunidades, sendo esta a sua principal missão – A Toxicovigilância.

Disque-Urgência Toxicológica (24 horas) – 0800 284 4343

Endereço: Rua Direta do Saboeiro, Estrada Velha do Saboeiro, s/nº, Cabula – Salvador – Bahia
Telefone/Fax: (71) 3387-4343
E-mail: ciave.bahia@saude.ba.gov.br