Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – CRE-TEA

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS)

que oferece à comunidade um serviço especializado as pessoas com TEA (Transtorno do espectro Autista). Sua missão é assistir as pessoas com transtornos do espectro autista de forma interdisciplinar e humanizada, possibilitando a criação de um espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, favorecendo a integração e socialização. Também presta apoio aos seus familiares no desenvolvimento do cuidado a pessoa com TEA. Além disso, tem proposito capacitação de profissionais voltados ao atendimento desses pacientes em toda a Bahia.

Uma equipe multiprofissional vai atender os pacientes e, além das áreas para atendimento, o Centro conta com salas repletas de brinquedos que mexem com os sentidos e com a sensibilidade das crianças, como a Sala Corpo e Movimento e a sala Neurossensorial.

Público-alvo

Tratamento para pessoas já diagnosticadas com TEA e avaliação daquelas que tem suspeita e que não foram diagnosticadas. Equipe de saúde, comunidade e serviço de educação da rede que tem atendimento voltado para os pacientes com TEA.

Como funciona

O serviço é gratuito e realizamos o acolhimento aos usuários que procuram o serviço as sextas feiras 10 e 14 horas informando sobre funcionamento, cadastro e situação da lista de espera, bem como esclarecemos os direitos dos pacientes com TEA. É preciso apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de residência, cartão SUS e documento de identidade do responsável.

Equipe

O Centro conta com equipe multiprofissional, composta de assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – CRE-TEA
Endereço: Praça Dois de Julho, 36, Campo Grande, Salvador/Ba.
Telefone: 71 3336-6147
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h