Informações sobre Tratamento Oncológico no SUS

A Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde tem como objetivo a redução da mortalidade e incapacidade causadas por esta doença e ainda a possibilidade de diminuir a incidência de alguns tipos de câncer, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.

Para ter acesso a todo o seu tratamento, inclusive ao fornecimento do medicamento prescrito, o paciente deve estar cadastrado em uma das unidades abaixo relacionadas, que são habilitadas na Alta Complexidade em Oncologia no SUS. Os municípios que não possuem estas unidades devem direcionar os pacientes, através da sua central de regulação, para a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou ao Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) mais próximo de sua residência, a fim de viabilizar o atendimento. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde do seu município.

Salvador
Hospital Professor Edgard Santos/Hospital Universitário – Unacon com Serviço de Hematologia
Hospital Aristidez Maltez/ Liga Baiana Contra o Câncer – Cacon com Serviço de Oncologia Pediátrica
Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce – Unacon
Hospital Santa Isabel/Santa Casa de Misericórdia da Bahia – Unacon com Serviços de Radioterapia e de Hematologia
Hospital Geral Roberto Santos/Cican – Unacon
Hospital Martagão Gesteira – Unacon exclusivo para serviço de Oncopediatria
Hospital Português – Serviço Isolado/ Radioterapia

Vitória da Conquista
Hospital Geral Vitória da Conquista/ Oncomed – Unacon com Serviço de Radioterapia

Itabuna
Complexo Hospitalar entre o Hospital Calixto Midlej Filho e o Hospital Manoel Novaes – Unacon com serviço de radioterapia

Ilhéus
Hospital São José/ Santa Casa de Misericórdia – Unacon sem serviço de radioterapia

Feira de Santana
Hospital Dom Pedro de Alcântara/ Santa Casa de Misericórdia – Habilitado como Unacon com serviço de radioterapia (RT)

 

Atenção

A escolha da terapia mais adequada a cada paciente é sempre de inteira responsabilidade de seu médico assistente, conforme protocolos de tratamento da instituição onde atua. Quando o tratamento envolver o uso de medicamentos, este deve ser registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a finalidade indicada em bula, ter sua eficácia e segurança comprovados por evidências científicas de boa qualidade, e possuir procedimento previsto na regulamentação oncológica do SUS.

Assim, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e de legislação específica, as unidades de saúde habilitadas na rede de Alta Complexidade em Oncologia do SUS devem fornecer todo tratamento oncológico, inclusive medicamentoso, prescrito pelo seu profissional.

Links relacionados