Histórico

A Ouvidoria SUS Bahia foi criada por meio da Portaria nº 775 de 2004, que designou os Ouvidores da SESAB/SUS vinculados ao Gabinete do Secretário. Compõe a estrutura da Secretaria da Saúde, como órgão de subordinação direta ao Gabinete do Secretário. É um canal democrático de comunicação e articulação entre o cidadão que exerce o seu papel no controle social, e a Gestão Pública da Saúde.

Constituída por uma coordenação funcionando no nível Central e uma Rede de 23 Ouvidorias. Atua em consonância com os Princípios e Diretrizes do SUS e com o Plano Diretor de Regionalização da Saúde.

Frente à necessidade de garantir uma escuta qualificada e cumprir o seu papel enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do Controle Social, vem implementando e implantando Ouvidorias nas macrorregiões, Centros de Referencias e nos grandes Hospitais da Rede Própria, como também, apoiando Secretarias Municipais da Saúde na implantação e implementação de Ouvidorias,

Utiliza-se do sistema informatizado Ouvidor Sus que proporciona relatórios gerenciais, possibilitando assim, a melhoria da qualidade dos serviços prestados e o fortalecimento do SUS.

A sua parceria com o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, vem desde 2004 Com a Celebração do Convênio nº. 2894/2004/MS – Apoio Financeiro, Desenvolvimento Tecnológico e Qualificação da Gestão, o qual proporcionou a formação da Rede de Ouvidorias e a qualificação dos ouvidores do nosso Estado.

No ano de 2008 houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Projeto Piloto Nível I do Sistema Informatizado Ouvidor SUS- Ministério da Saúde, que fortaleceu mais a parceria e foi de fundamental importância para o trabalho da Ouvidoria e da Saúde Pública do nosso estado, uma vez que a utilização deste sistema vem ampliando e otimizando o atendimento às demandas do cidadão, propiciando relatórios gerenciais mais fidedignos e detalhados, reforçando cada vez mais o seu papel, funcionando enquanto ferramenta de Gestão e instrumento de fortalecimento do Controle Social.