UPAs e Unidades de Emergência (UE)

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada – com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos devem ser solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

Existem três tipos de estrutura física das UPAs, sendo: porte tipo I, tipo II e tipo III. Cada um dos portes refere-se a um tamanho e estrutura de equipamentos diferentes. Os padrões de cada tipo são estabelecidos pelo Ministério da Saúde e dependem de uma séria de fatores, previstos em portarias.

Capital

Interior