Ambulatórios

Ambulatório de DST

Atendimento multidisciplinar a pacientes com diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis que necessitam de tratamento em unidade especializada de referência. Seguem as especialidades disponíveis:

  • Enfermagem
  • Serviço Social
  • Ginecologia
  • Dermatologia
  • Urologia
  • Proctologia

Ambulatório de Virologia

Atendimento Multidisciplinar à pacientes com HIV / Aids e Hepatites Virais que estejam inseridos nos critérios de Caracas.

Contamos com as seguintes atendimentos:

Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Odontologo , Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
Médicos nas especialidades de Cardiologia, Clinica Geral, Dermatologia, Gastroenterologia, Ginecologia/obstetrícia, Hepatologia, Pediatria, Infectologia e Psiquiatria.

Psicologia

O serviço oferece assistência psicológica aos usuários do CEDAP e a seus familiares / responsáveis, através de psicoterapia individual, apoio e orientação psicológica. Participa e contribui em treinamentos, capacitações e ações de educação e saúde.
O serviço funciona no Ambulatório de Virologia, as consultas são agendadas no setor de marcação através de encaminhamento de outros profissionais ou por demanda espontânea.

Brinquedoteca

A Brinquedoteca do CEDAP constitui-se em um espaço lúdico que visa a humanização do tratamento infanto-juvenil e o fortalecimento do vínculo com a instituição, além de facilitar a adesão terapêutica e a comunicação entre equipe, pacientes e familiares.

Nutrição

O Serviço de Nutrição atua na assistência ambulatorial desenvolvendo atividades como avaliação e acompanhamento do estado nutricional, oferecendo orientação nutricional individualizada, visando a recuperação e a manutenção do estado nutricional dos usuários. Um bom estado nutricional é uma ferramenta essencial para uma resposta terapêutica adequada .

Fisioterapia

O serviço de fisioterapia conta com estrutura física, equipamentos e profissional atuando no atendimento aos usuários do CEDAP.

A avaliação da fisioterapeuta indicará o tratamento adequado para cada caso, através de exercícios de condicionamento físico, alongamento, fortalecimento muscular e técnicas manuais contribuindo para a recuperação motora, respiratória e alivio da dor.

O agendamento é realizado através do Setor de Marcação.

Farmácia

O serviço de Farmácia do CEDAP alem de fornecer medicamentos antirretrovirais para os pacientes com HIV, medicamentos para o tratamento e profilaxia de Infecções Oportunistas e outras DSTs, conta com equipe de farmacêuticos para atendimento individualizado aos paciente que procuram a unidade para obter informações ou tirar dúvidas relacionadas aos medicamentos e tratamentos.

Funciona de 7:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h de segunda a sexta.

Odontologia

Para utilizar o Serviço de odontologia do CEDAP o usuário deverá agendar sua primeira consulta de Avaliação sempre nas quartas-feiras pela manhã. Nesse dia o usuário participará obrigatoriamente de um Acolhimento(Aconselhamento Coletivo) com esclarecimentos sobre o serviço às 8:00 hs, e participará de palestra educativa de Prevenção para a saúde bucal recebendo um Kit de higiene oral.

Depois realizará uma consulta odontológica individual com abertura de prontuário, sendo esta avaliação essencial para determinar a inclusão ou não do usuário no serviço de odontologia baseada em critérios clínicos gerais e bucais estabelecidos pela equipe técnica. Será então elaborado o Plano Terapêutico e agendado para tratamento odontológico quando receberá um cartão de aprazamento. A Odontologia assume papel importante no resgate da autoestima e acompanhamento de lesões associadas.

Serviço Social

Orienta e apoia o usuário, sua família e/ou responsável. quanto aos seus direitos sociais, previdenciários e trabalhistas (aposentadoria, benefícios do INSS, saque do FGTS, passe livre, bolsa família, etc.).

Serviço de Terapia Ocupacional

O Serviço de Terapia Ocupacional no Ambulatório de Virologia tem como proposta avaliar Individualmente o desempenho ocupacional (atividades de auto-cuidado, trabalho, lazer), identificando juntamente com o usuário os aspectos da performance ocupacional e as condições ambientais que podem contribuir na resolução de suas necessidades ocupacionais. A partir das necessidades individuais, o terapeuta ocupacional utiliza como recurso terapêutico ocupacional atividades de lazer, de auto-cuidado, laborativas com o objetivo de possibilitar ao usuário uma maior autonomia em suas atividades cotidianas.

O agendamento é realizado através do Setor de Marcação.

Enfermagem

O serviço de enfermagem do CEDAP desenvolve atividades nos ambulatórios de DTS e Virologia com alto padrão de qualidade nas suas diversas competências incluindo:

Acolhimento

  • Aconselhamento individual e coletivo
  • Exames de enfermagem / anamnese
  • Solicitação e avaliação dos resultados de exames laboratoriais
  • Orientação
  • Convocação das parcerias
  • Notificação das doenças
  • Capacitações internas e externas
  • Além de manter interface com diversos serviços.