Sobre o Cedap

O Centro Estadual Especializado em Diagnostico Assistência e Pesquisa (CEDAP) é uma Unidade de saúde pública do Sistema Único de Saúde (SUS) pertencente a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e ligada a Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS). O CEDAP é referencia para Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS do Ministério da Saúde.

Centro de Referência terapêutica, que se encontra em constante processo de qualificação de seus trabalhadores através da educação permanente para implantação de novas tecnologias, com desenvolvimento e apoio à pesquisa cuja abordagem interdisciplinar objetiva o diagnóstico com aconselhamento e a adesão aos tratamentos das pessoas com doenças sexualmente transmissíveis e pessoas que vivem com HIV/Aids.

A unidade atende a pacientes com diagnóstico de IST/HIV/AIDS de toda a Bahia, referenciados por unidades de atenção básica, unidades hospitalares, demais CTA (Centro de Testagem Anônima) e SAE (Serviço de Assistência Especializada).

Nos casos encaminhados de pacientes com quadros de IST, estes são tratados e após resolução ou controle do quadro, recebem alta e são contra referenciados à unidade de origem. Permanecem com cartão da unidade e em caso de nova necessidade serão novamente avaliados pela equipe multidisciplinar. Já os casos de pacientes HIV positivos ou diagnósticos de AIDS, estes são acompanhados por longo período de tempo em nosso serviço, sendo transferidos para outro SAE em caso de solicitação ou internação.

O Centro realiza exames diagnósticos como sorologias para HIV I/II, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, HTLV I/II, pesquisa para Chlamydia Trachomatis, cultura para Neisseria Gonorohea, cultura para Mycoplasma hominis e Ureaplasma Urealyticum, gram e exame a fresco, citopatologia ginecológica e anatomia patológica.

O CEDAP é responsável pela dispensação de anti retrovirais para tratamento de Aids à pacientes matriculados nesta instituição, além de fornecimento de fórmula láctea infantil para crianças expostas à Transmissão Vertical do HIV I/II acompanhadas na unidade.

Está habilitado pelo Ministério da Saúde para realização dos seguintes serviços:

Cuidados prolongados – enfermidades decorrentes de AIDS;
Hospital Dia;
Tratamento de Lipoatrofia Facial do portador de HIV/AIDS.
Possui uma clientela bem diversificada, em que se incluem as populações que são fortemente estigmatizadas e historicamente excluídas dos serviços de saúde, a saber, travestis, transexuais, profissionais do sexo homens e mulheres, usuários de drogas, homossexuais, dentre outros.

Tornando-se de fundamental importância à promoção e ampliação do acesso dessas pessoas aos serviços, aos insumos de prevenção, ao diagnóstico com aconselhamento, para tanto é preciso estimular mudanças de valores e práticas e uma preparação da equipe para acolher os usuários, conhecer os principais fatores associados à vulnerabilidade para as doenças sexualmente transmissíveis e para a infecção do HIV, bem como os estilos de vida respeitando as suas especificidades, dentre elas a identidade de gênero adotada.

Endereço: Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia – Salvador/Bahia – CEP: 40.100-010
Telefone: (71) 3116-8888
Fax: 3117-6008
E-mail: sesab.cedap@saude.ba.gov.br