Sobre o Cedap

O Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa – CEDAP é uma Unidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, que atende exclusivamente através do SUS.

A Unidade do Garcia atende pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, tem ambulatório de atenção à saúde de pessoas transgênero e o ambulatório PrEP (profilaxia pré exposição ao HIV).

A Unidade do Fígado, em Brotas, atende pessoas com doenças no fígado, como hepatites virais, nódulos hepáticos, hepatites auto-imunes e doenças hepáticas crônicas no geral, além do acompanhamento ambulatorial do pré e pós operatório de transplante hepático.

O CEDAP é uma Unidade de Dispensação de medicamentos antirretrovirais, para tratamento de PVHIV e para PrEP. Fornece, também, fórmula láctea infantil para crianças expostas à transmissão vertical do HIV acompanhadas na Unidade. São atendidas, em média, 7 mil pessoas por mês, com um total de 57 mil pacientes cadastrados, proveniente de todos o Estado da Bahia.

Atendimento durante a pandemia de COVID-19

No início da pandemia, houve redução do atendimento ambulatorial do CEDAP, em cumprimento às normas emanadas pelas esferas federal e estadual, visando reduzir riscos de ocorrência de casos de COVID-19. De março a julho, a unidade manteve em funcionamento os serviços essenciais, como o ambulatório para gestantes infectadas pelo HIV, visando impedir a transmissão vertical, manteve o atendimento a PVHIV com infecção concomitante por tuberculose, pelo alto risco de complicações, e manteve normalmente a distribuição de medicamentos antirretrovirais e de fórmula láctea para lactentes expostos ao HIV.

Em função do Instituto Couto Maia ter sido dedicado exclusivamente atendimento de casos de COVID-19, as pessoas vivendo com HIV/Aids acompanhadas no ICOM passaram a ser atendidas nos ambulatórios do CEDAP. Já os pacientes com Hanseníase foram encaminhados para o Hospital Otávio Mangabeira.

Reabertura dos serviços

O CEDAP está ampliando, gradualmente, o funcionamento de serviços a partir de 3 de agosto.

Consultas: 

Estamos com fluxo de atendimentos diferenciado para consultas, que deverão ser agendadas através do telefone (71) 3116-8888 ou através de mensagem de texto, pelo WhatsApp (71) 99673-3006 (esse número não atende ligações). Caso não seja possível comparecer, pedimos que reagende a consulta.

O CEDAP não realiza atendimentos emergenciais.

Enquanto perdurar a pandemia do COVID-19, a unidade está atendendo também pacientes do Instituto Couto Maia (ICOM), para retirada de medicamentos e para atendimentos com infectologista.

Fique atento às novas orientações:

  • Todos os atendimentos serão por hora marcada;
  • É necessário chegar com 20 minutos de antecedência;
  • A tolerância máxima será de 20 minutos;
  • O acesso à unidade será controlado para evitar aglomeração;
  • O uso de máscara é obrigatório.

 

Endereço: Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia – Salvador/Bahia – CEP: 40.100-010
Telefone: (71) 3116-8888
Fax: 3117-6008
E-mail: sesab.cedap@saude.ba.gov.br