Educação para o cidadão

Ambulatórios

Ambulatório para Pacientes

A implantação do Ambulatório de Educação tem como objetivo concentrar projetos de educação em saúde numa metodologia educacional uniforme, focada na ferramenta da problematização.
Os pacientes são captados nos consultórios das especialidades e inscritos para participar de sessões educativas destinadas à apreensão do conhecimento acerca do diabetes, na perspectiva de reduzir ou minimizar os impactos decorrentes das complicações.

 

Brinquedoteca

Espaço instituído para estimular, motivar a auto-estima e a criatividade dos pacientes do Ambulatório de Diabetes Infanto – Juvenil.

Abordagem Educativa em Diabetes com ênfase no lúdico 

Criada pela necessidade de um espaço físico para a reflexão do portador de diabetes infanto juvenil e outras endocrinopatias buscando:

  • Melhorar a adesão ao tratamento endocrinológico, proposto através de abordagem lúdica;
  • Estimular a participação dos familiares no tratamento da população infanto juvenil;
  • Possibilitar que a equipe de saúde compreenda as facilidades e dificuldades que envolvem o processo ensino aprendizagem e propor medidas de intervenções inovadoras;
  • Reduzir o número de faltosos às consultas multidisciplinares.

Atividades educativas realizadas na brinquedoteca

  • Atendimento diário com uma pedagoga;
  • Intervenção de um membro da equipe multidisciplinar, para dirimir dificuldades encontradas;
  • Inserção do publico infanto juvenil em ações educativas de mobilização coletiva;
  • Desenvolvimento de eventos festivos alusivos a temas ligados à promoção da saúde e o auto cuidado com o diabetes e patologias correlacionadas.
  • Distribuição de materiais educativos com ênfase em diabetes.
  • No Cedeba há grande utilização de jogos educativos em diabetes, cartilhas, folderes e réplicas de alimentos para o público infanto juvenil que fazem uso de contagem de carboidrato nos processos terapêuticos em diabetes.

Materiais Educativos

Concepção, elaboração e distribuição de materiais educativos

Diversas serviços publicas de saúde e privadas assim como instituições de ensino, solicitam suporte educacional nestes materiais, que se encontram disponíveis neste site .
A educação em diabetes no Cedeba, através dos grupos de pacientes, experimentam várias metodologias pedagógicas desenvolvidas pelas equipes de saúde com o objetivo de tornar os conteúdos de diabetes voltado ao auto cuidado, mais lúdico afim de serem apreendidos com maior facilidades.

Arquivos para o cidadão

Cartilhas

Seriado Saúde Bucal
Guia Básico de Orientação Nutricional
Diabetes para Crianças
Gestação e Diabetes
Sua Boca e o Diabetes
Seus Olhos e o Diabetes
Seus Rins e o Diabetes
Obesidade
Agente Comunitário de Saúde
Promoção do uso Racional de medicamentos
Álbum Seriado Entendendo o Diabetes

Folder

O Pé Diabético
Obesidade
Aplicação de Insulina
Alimentação Saudável para Diabetes
Exames de Laboratório
Direitos e Deveres da Pessoa com Diabetes
7 Comportamentos para o auto Cuidado em Diabetes
Diabetes Olho
Diabetes Pé
Caneta de Insulina – Orientações
Como iniciar a caminhada
Convivendo com Diabetes

 

Cartazes

Pressão Arterial
Doença Renal Crônica
Doença Vascular

 

Eventos de Mobilização

As mobilizações comunitárias desenvolvidas pelos municípios, feiras de Saúde ou outras atividades desta natureza são assessoradas pela coordenação, desde o planejamento à execução. As Associações de Diabéticos são referência no assessoramento dessas mobilizações.

Dia Mundial do Diabetes: Data criada como uma resposta à crescente preocupação diante da ameaça de escalada de número de casos de diabetes em todo o mundo, tem o objetivo de chamar atenção sobre para o agravo, sobretudo no que diz respeito ao acesso à prevenção e tratamento adequados e de qualidade, para evitar complicações mais severas. A programação é realizada pelo CEDEBA, e disseminado para todos os municípios do Estado, conforme recomendações do IDF (Federação Internacional de Diabetes) e apoiada pela SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).