Estrutura

Estrutura Organizacional

 

Corpo Diretor

Diretora: Reine Marie Chaves Fonseca
Coordenação Administrativa (COAD)
Coordenação Técnica (COATEC)
Coordenação de Ações Estratégicas (CODAES)
Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CODEP)
Coordenação de Apoio à Rede e Educação em Diabetes (CODAR)
Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEP)

 

Coordenações

COATEC – Coordenação de Apoio Técnico

Está diretamente ligada à Diretoria no organograma do Cedeba, e tem como função coordenar as atividades dos seguintes serviços: Núcleo de Lideranças (Médicas, de Psicologia, de Nutrição e Serviço Social, Enfermagem, Laboratório, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Same).

Atividades Desenvolvidas: Assistência aos pacientes do SUS nos núcleos de Nutrição, Serviço Social/Psicologia, Medicina (endocrinologia infantil e adulto, cardiologia, angiologia e pé diabético, nefrologia, urologia, ginecologia, oftalmologia com tratamento para retinopatia diabética), enfermagem, odontologia; Laboratório de análises clínicas; Análise de Processos para dispensação de medicamentos excepcionais; Estudo e validação do Protocolo Estadual de Análogos de Insulina. Acompanhamento de pacientes no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica por equipe multiprofissional; Realização de eletrocardiograma (ECG), Ultrassonografia, Doppler e Citologia de tireoide; Acolhimento dos pacientes referenciados da rede básica, portadores de Diabetes tipo 2, porém sem critérios de matrícula no Cedeba, oferecendo ajuste terapêutico, educação em diabetes e consultoria para os profissionais que prestam assistência nas Unidas Primárias de Saúde.

 

CODAR – Coordenação de Apoio à Rede/ Educação em Saúde

Principais ações: Reuniões de Atualização Científica do Diabetes Mellitus, que acontecem nas primeiras terças-feiras de cada mês, com o objetivo de atualizar os profissionais das equipes da atenção básica (nível superior) em diabetes, buscando a melhoria da assistência prestada à população-alvo; Qualificação do Cuidado e Educação em Diabetes; Materiais educativos de diabetes; Concepção e criação da Brinquedoteca; Educação em Saúde no Cedeba; Mobilização comunitária em diabetes/ Realização do Dia Mundial do Diabetes.

 

CODEP – Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Tem como função articular com a Diretoria de Gestão do Trabalho da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ações para o desenvolvimento e capacitação de recursos humanos do CEDEBA.

Atividades desenvolvidas: Manter atualizado o quantitativo de pessoal do CEDEBA;Levantar necessidades de recursos humanos;Acolher novos servidores e/ou estagiários inseridos no quadro de pessoal; Coordenar as sessões clínicas, apoiar as sessões de atualização científica, participar da organização do Dia Mundial do Diabetes, do curso de tutores e PROCED; Atender ao servidor quanto aos seus direitos e vantagens de forma ágil e oportuna, organizar e manter atualizado o registro de atos referente à vida funcional dos servidores; Supervisionar as atividades do setor de pessoal, coordenar e colaborar com a realização de eventos comemorativos da Unidade. Estão ligados à CODEP, o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), Setor de Pessoal, Biblioteca e Comissão de Ensino.

Setor de Pessoal: Tem como principal função cumprir normas relativas à área de pessoal, com observância da legislação vigente. As principais atividades desenvolvidas são o atendimento presencial das demandas, organização e arquivo de documentos, digitação de documentos oficiais, marcação de férias, consulta ao Diário Oficial, acompanhamento de processos, licenças em geral, separação de contra – cheques, solicitação de material de consumo.

Biblioteca: Tem como objetivo promover o acesso, disseminação e a utilização das informações relativas às áreas de atuação da unidade, dando suporte às atividades de apoio ao ensino e à pesquisa desenvolvida na instituição.

Horário de Funcionamento: A biblioteca funciona de 2ª a 6ª feira de 8 às 12 horas.

Principais Atividades: Atendimento ao usuário, Empréstimo de obras para consulta local, Apoio e referência, Consulta ao acervo, Orientação quanto a elaboração de pesquisa bibliográfica, Empréstimo domiciliar e Acervo on-line.

 

COAD – Coordenação Admnistrativa

Está diretamente subordinada à Diretoria. É responsável pelo gerenciamento das áreas de apoio e infra-estrutura, que são: Coordenação do Serviço de Arquivo Médico e Estatística, Coordenação de TI, Setor de Patrimônio/ Manutenção, Setor de Higienização e Serviços de Apoio Administrativo (Secretaria, Portaria, Transporte, Refeitório /Copa, Vigilância, Serviço Externo, Telefonia, Reprografia ).

Coordenadoria de Administração: é o órgão de direção executiva, que tem como objetivos gerais gerenciar, orientar, controlar, coordenar e supervisionar atividades de apoio e infra-estrutura, além das áreas técnico-administrativas da unidade. Tem a seguinte estrutura de funcionamento:

Coordenação do Serviço de Arquivo Médico e Estística
Coordenação de TI
Setor de Patrimônio/Manutenção
Setor de Higienização
Apoio administrativo
Secretaria
Portaria
Transporte
Refeitório/Copa
Vigilância
Serviço externo
Telefonia
Reprografia

A Coordenação Administrativa tem as seguintes atribuições, além daquelas especificas de todas as coordenadorias : Assessorar a Diretoria Geral, nos assuntos pertinentes a esta Coordenação, compartilhando responsabilidades; Representar os setores/serviços integrantes da – COAD, junto as demais coordenações e Diretoria e onde se fizer necessário; Avaliar, com os responsáveis por setores/serviços, seus respectivos planejamentos e relatórios anuais; Apreciar todas as propostas e pedidos dos responsáveis por setores/serviços antes de encaminhá-los a Diretoria Geral; Manter estreito contato com as demais Coordenações; Executar as atividades de administração das questões específicas referentes ao SAMEPatrimônio/Manutenção, Informática/Reprografia, Apoio Administrativo ( secretária, vigilância, portaria, telefonia, transporte, refeitório, serviço externo ).

 

COPLAN – Coordenação de Planejamento Estratégico

A Coplan tem como objetivo coordenar o planejamento estratégico da unidade, e está organizada em seis núcleos:

Núcleo de Execução Financeira: Visa a execução financeira dos recursos alocados no Cedeba.

Núcleo de Programação Orçamentária: Desenvolve as atividades de programação, acompanhamento e avaliação orçamentária do Cedeba.

Núcleo de Informação e Projetos: Responsável pela elaboração, execução e/ou acompanhamento de projetos institucionais, assim como o monitoramento das informações em saúde produzidas pela unidade e relacionadas a projetos internos.

Núcleo de Suporte e Controle: Tem como finalidade desenvolver atividades voltadas para o abastecimento da unidade, de acordo com suas necessidades. É composta dos setores: Compras, Copel, Almoxarifado e Gestão de contratos.

Núcleo de Faturamento: Realiza atividades de execução e monitoramento do faturamento da unidade.

Núcleo de Custos: Responsável pelo monitoramento da apropriação dos custos públicos da unidade.