O CIATox-BA é formado por um corpo técnico multiprofissional, composto por biólogo, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, sanitaristas, médicos veterinários, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Sua principal função é a assistência toxicológica, prestada por médicos e enfermeiros, com experiência em Toxicologia Clínica, 24 horas por dia, durante todo o ano.
O CIATox-BA atende a quatro tipos de clientela:
-
- Pacientes intoxicados que são referenciados por hospitais e serviços de saúde, da capital e interior, sendo atendidos presencialmente pela equipe nas dependências do Hospital Geral Roberto Santos.
- Profissionais de saúde da rede pública ou privada, que necessitam de orientação diagnóstica e terapêutica especializada.
- Estudantes e profissionais de saúde que buscam informações toxicológicas, que realizam estágios e pesquisas em Toxicologia nas suas diversas áreas.
- População em geral que solicita orientação para situações de emergências tóxicas e medidas preventivas contra envenenamentos.
Para tanto conta com:
-
- Orientação Toxicológica 24 horas que realiza a assistência a pacientes intoxicados/envenenados através de teleorientação e atendimento presencial, auxiliando no diagnóstico e tratamento desses pacientes.
- Arsenal Terapêutico (Farmácia) que realiza a assistência farmacêutica no âmbito dos antídotos específicos e soros antivenenos, disponibilizando-os às unidades de saúde pública do estado, quando necessário.
- Laboratório de Análises Toxicológicas de Urgência – LABTOX que realiza análises toxicológicas visando o auxílio diagnóstico e monitoramento dos pacientes atendidos na rede pública de saúde.
- Laboratório de Animais Peçonhentos e Plantas Tóxicas que realiza a identificação de animais e plantas venenosas, auxiliando no diagnóstico e atividades preventivas.
- Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio – NEPS que tem como finalidade atender e acompanhar pacientes que tentam o suicídio, bem como auxiliar no tratamento de casos de depressão grave, dando suporte à rede pública de saúde.
- Serviço de Toxicovigilância que monitora os eventos tóxicos registrados no estado, visando a prevenção das intoxicações/envenenamentos.
O CIATox-BA atua ainda em atividades específicas na área, como o Programa Estadual de Acidentes por Animais Peçonhentos, uma extensão do Programa Nacional, gerenciado pelo Ministério da Saúde, sendo responsável pela distribuição, controle e correta utilização dos soros antipeçonhentos no Estado. Integra os Grupos de Trabalhos (GT) da SESAB na área de agrotóxicos, contaminação por petróleo e metais. Além disso, desenvolve estudos epidemiológicos na área da Toxicologia.