Laboratório

O Laboratório de Análises Toxicológicas (Labtox) do CIAVE foi criado em 1994 e é o único na rede pública do Estado a realizar análises toxicológicas de urgência.

O LABTOX visa atender as demandas referentes às análises toxicológicas da rede pública de saúde do Estado, permitindo auxiliar no diagnóstico, monitoramento e prognóstico de pacientes intoxicados.

De grande relevância para o desenvolvimento das atividades de atendimento ao paciente, o suporte laboratorial auxilia no diagnóstico dos envenenamentos e permite monitorar o paciente através da avaliação dos níveis de absorção e excreção dos agentes tóxicos, fornecendo subsídios para se avaliar a terapêutica e estabelecer um prognóstico mais seguro. Este conjunto de informações contribui para abreviar o tempo de permanência do paciente no ambiente hospitalar.

Além das análises de urgência, o LABTOX realiza o monitoramento terapêutico de fármacos (MTF) de baixa margem de segurança terapêutica como a carbamazepina, a digoxina, o fenobarbital e a fenitoína, para a rede pública de saúde, contribuindo para a utilização segura destes medicamentos.