Histórico – Cican

O Centro Integrado de Controle do Câncer (CICAN) foi criado em junho de 1974, tendo como finalidade o atendimento à mulher nas áreas de planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis (DST), prevenção e detecção do câncer cérvico-uterino.

A partir da Lei Estadual 6.074/91 este Centro passou a ser chamado Centro Estadual de Oncologia (CICAN), com o objetivo de ampliar sua assistência a todos os tipos de cânceres da população do Estado da Bahia. Em 1999, o Regimento da SESAB propôs, além da assistência ampliada para atendimento a todos os tipos de câncer, que este Centro fosse o gestor, responsável pela implantação e implementação de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de colo uterino e mama, nos diversos municípios do Estado.

A partir de 2003, a unidade passou a contar com outros serviços e procedimentos como a Clínica da dor, dermatologia, odontologia, Psiquiatria, Core Biopsy, Biópsia Transretal de Próstata guiada por USG e Tomografia Computadorizada.

Todos esses serviços foram implantados e/ou implementados, a fim de sistematizar a atenção oncológica, passando a ser desenvolvidos dentro da mesma estrutura física inaugurada em 1992 que vem sofrendo, desde então, apenas adequações.

Localizado na Avenida Vasco da Gama, Complexo HGE / HEMOBA / CICAN, em Salvador. Está estruturado para ofertar assistência de média e alta complexidade e ocupa uma área de 4.000 m2 dispondo de Centro Cirúrgico com três salas, ambulatório, central de quimioterapia, parque de bioimagem com mamógrafos, Estereotaxia, aparelhos de ultra-sonografia, Raio-X e tomografia computadorizada para atendimento em diversas especialidades médicas de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h.