Projetos – Cican

PROJETOS

Núcleo de Cuidados Integrativos

O NUCI-Núcleo de Cuidados Integrativos do Centro Estadual de Oncologia foi inaugurado em janeiro de 2018 com o objetivo de acompanhar pacientes e familiares oriundos dos ambulatórios de oncologia com os diagnósticos de doença oncológica avançada irreversível, oferecendo cuidados paliativos objetivando a melhora da qualidade de vida de pacientes e familiares nas esferas físicas, psicológicas, sociais e espirituais.

Constituído por médico paliativista e apoio de outros profissionais da Unidade (Enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmácia, nutrição e fisioterapia), conta com parceria em pós-graduação em cuidados paliativos do Instituto Hólon e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, como também recebe alunos para estágio no ambulatório e hospice.

Estudos nacionais e internacionais, congressos internacionais como o da ASCO têm mostrado a necessidade, mas sobretudo o grande benefício da introdução dos cuidados paliativos, de forma precoce ao paciente oncológico. Advindo daí um impacto significativo na melhora da qualidade de vida do paciente e cuidadores, assim como na redução dos custos, proporcionando um morrer com dignidade e menos sofrimento.

 

Programa de Suplementação Nutricional da Unidade

Em julho de 2018, iniciou o Programa de Suplementação Nutricional do CICAN, o qual fornece suplementos nutricionais para os pacientes em tratamento quimioterápico.

O Programa surgiu com o propósito de prover a Terapia Nutricional Oral (TNO) para os pacientes oncológicos objetivando a melhora do estado nutricional e da adesão ao tratamento, através do aumento da resposta imunológica e redução da perda de peso corporal, evitando a progressão para o quadro de caquexia, garantindo assim melhor qualidade de vida para o paciente.

Os benefícios do suplemento nutricional oral incluem o aumento do apetite e ganho de peso através da complementação da oferta energética e protéica diária; a diminuição da toxicidade gastrointestinal e a melhora da capacidade funcional e da imunidade.

Este Programa foi idealizado pela Coordenadora do Serviço de Nutrição do CICAN, a Nutricionista Daniela Dantas, que definiu os critérios para sua indicação visando a individualidade do paciente, o estado nutricional, o estágio da doença e os efeitos do tratamento.

Os pré-requisitos para participação do Programa são: ser paciente do CICAN, estar em tratamento quimioterápico e possuir diagnostico de desnutrição energético-protéica.

O paciente é avaliado pela Nutricionista da Unidade que fará o acompanhamento mensal do mesmo até o completo restabelecimento do estado nutricional.

 

Projeto Sakura

O Projeto Sakura surgiu a partir dos anseios das pacientes oncológicas durante o “Círculo de Mulheres”, dinâmica realizada pela equipe de Fisioterapia do Centro Estadual de Oncologia da Bahia-CICAN, na programação do Outubro Rosa 2016. Durante a dinâmica, percebeu-se a necessidade de se instituir uma rede de apoio para que essas mulheres pudessem sentir-se mais seguras e preparadas para lidar com o tratamento oncológico, melhorando assim sua autoestima e qualidade de vida no decorrer desse processo.

Após esse primeiro momento, iniciou-se a fase de construção do projeto, sendo realizada através de reuniões com equipe de fisioterapia e representantes das pacientes. Nessa etapa pesquisou-se sobre a importância da rede de apoio para as pacientes oncológicas, definiu-se o público-alvo, os objetivos, metodologias e foram traçadas metas para programações em 2017.

Atualmente conta com mais de 100 pacientes cadastradas no Projeto Sakura.

 

Estante da Leitura

Projeto idealizado pela equipe de Comunicação do CICAN com apoio de Dr Allan Nogueira, médico ginecologista da Unidade, com objetivo de incentivar a leitura e proporcionar entretenimento aos pacientes e acompanhantes, tornando mais proveitosa a permanência na Unidade.

Foi confeccionada estante que ficará localizada na recepção do térreo, onde se localiza a maior parte dos pacientes e acompanhantes, a reposição dos livros será realizada na forma de doação pelos funcionários e pacientes.
Com início previsto para abril de 2019 e perspectiva de ampliação para as recepções do Centro Cirúrgico e Ultrassom no mesmo ano.

 

Fios Solidários

Projeto idealizado pelo Serviço Social do CICAN e tem como objetivo estimular e fortalecer a autoestima das mulheres em tratamento oncológico na Unidade, estimulando a motivação pela vida, respeitando a individualidade e a forma de cada uma expor sua própria beleza.

Arrecadação de Cabelos
Todo cabelo arrecadado será destinado ao Projeto Fio da Alegria, em São Paulo, que confecciona perucas para pacientes com câncer.

Doação de Perucas
Doação para mulheres em tratamento oncológico no CICAN.

Local para Doação
Serviço Social da Oncologia do CICAN.