Ambulatórios

O Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso (CREASI) está estruturado para atendimento geriátrico/gerontológico ambulatorial no qual a pessoa idosa é avaliada inicialmente por uma miniequipe multidisciplinar composta por profissional Médico Geriatra, Enfermeira, Assistente Social e Fisioterapeuta.

Após ser atendido(a) pela miniequipe, o(a) paciente poderá contar, caso seja necessário, com Ambulatório de Apoio de Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Ortopedia, Psiquiatria, Reumatologia e o Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG).

O NAG é um ambulatório de apoio que visa prestar atenção integral interdisciplinar a pessoa idosa que necessite de uma maior complexidade no cuidado. Desenvolve estratégias diferenciadas de apoio, com uma equipe formada por Assistentes Sociais, Enfermeiras, Psicólogas e Terapeutas Ocupacionais, através de avaliação, terapia individual, terapia em grupo ou atividade educativa com o objetivo de incentivar o protagonismo social da pessoa idosa e a ampliação do repertório cultural e de lazer, sendo realizada no CREASI ou em espaços públicos: praças, praias, bibliotecas, museus, centros culturais, cinemas, numa parceria intersetorial com instituições públicas e privadas.

Importante: Após avaliação da miniequipe é elaborado o Plano Integrado de Cuidados (PIC) e definidas as condutas, inclusive a possibilidade de permanência no CREASI com a miniequipe, encaminhamento para os demais ambulatórios de apoio no próprio CREASI ou encaminhamento do paciente para a Atenção Básica.

 

Ambulatório Pós-Covid

O Ambulatório Pós-Covid tem o objetivo de reabilitar pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de alta hospitalar por agravamento da Covid-19 e oferecer apoio matricial para as equipes de saúde que atuam na Atenção Básica.

Formado por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, conta com profissionais de psicologia, nutrição e fonoaudiologia que avaliam o paciente idoso de forma integral e traçam um plano terapêutico com foco na funcionalidade.

O agendamento é feito através do número (71) 9 9692-4807 (via WhatsApp), o paciente faz o cadastro encaminhando a foto dos seguintes documentos:
• Carteira de identidade;
• CPF;
• Comprovante de residência;
• Cartão SUS;
• Relatório de alta hospitalar do internamento pela Covid-19.

Para os pacientes que não podem comparecer para a consulta, o Creasi oferece apoio técnico especializado às equipes e profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, realizando matriciamento.