O Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso (CREASI) é uma unidade de referência na atenção especializada à saúde de pessoas idosas (a partir de 60 anos). Atende pacientes idosos(as) acompanhado(as) e encaminhados(as) pela Atenção Básica de Saúde que necessitem de cuidados mais especializados.
A atenção geriátrica/gerontológica realizada no CREASI estrutura-se a partir da estratificação clínico-funcional (MORAES, 2014), na qual idosos(as) frágeis de alta complexidade, com declínio da funcionalidade já estabelecido (6, 7, 8, 9 e 10) são atendidos(as) no Centro de Referência.
Já as pessoas idosas consideradas robustas e independentes (1, 2 e 3) deverão permanecer com os cuidados sob a responsabilidade da atenção primária e de outros pontos de atenção da Rede Básica de Saúde. Os(as) idosos(as) em risco de fragilização, com declínio funcional iminente (4 e 5) deverão ser avaliados(as) pela equipe do CREASI e continuar com o acompanhamento na Rede Básica de Saúde.
O acesso ao CREASI é exclusivamente pela Rede Básica de Saúde (Unidade Básica de Saúde ou Equipe de Saúde da Família), através da avaliação e preenchimento, na íntegra, do Formulário de Referência para o CREASI.
Formulário de Referência para o CREASI
Importante: O Formulário e os documentos devem ser entregues no Setor de Orientação do Creasi, das 7h às 17h e não é necessário que o paciente esteja presente.
Atenção: Mesmo após a matrícula no CREASI é imprescindível que o(a) paciente mantenha o vínculo com a equipe que o(a) referenciou na Rede Básica de Saúde.