Educação

Preceptoria

O Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso (CREASI) realiza o acompanhamento de estudantes de graduação ou pós-graduação de diversas áreas.

A Preceptoria é o exercício, de modo sistemático, de atividades de ensino em serviço. O(a) servidor(a) preceptor realiza orientação de estágio curricular. Fundamento legal: Leis nº 5.828/90, 8.251/02, 8.361/02 e Decreto nº 4.052/90.

Informações com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CREASI, através do telefone (71) 3103-6123 ou e-mail creasi.nep@saude.ba.gov.br.

Visitas técnicas

Constitui-se em uma atividade na qual estudantes, técnicos(as) da área de saúde ou profissionais de diversas áreas realizam visita técnica para conhecer a estrutura física e organizacional do Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso (CREASI), assim como sua missão, valores, objetivos e atividades desenvolvidas.

As visitas técnicas podem ser agendadas com no mínimo 15 dias de antecedência da data pretendida, mediante disponibilidade, através de ofício encaminhado ao CREASI. Informações com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), através do telefone (71) 3103-6123 ou e-mail creasi.nep@saude.ba.gov.br.

Estágio/Residência

O Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso (CREASI) participa das discussões junto a Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP) e outras Unidades do Estado, quanto à política de estágio, pesquisa e demais atividades acadêmicas desenvolvidas nas Unidades SUS, para a formação teórica e prática de estudantes de nível superior, pós-graduação de diversas áreas em conteúdos específicos da geriatria/gerontologia e residência multiprofissional.

O processo seletivo para estágio (não obrigatório e obrigatório) e residência é realizado através da Escola Estadual de Saúde Pública – EESP / SESAB. Para concessão, as Instituições de Ensino Superior (IES) e estudantes devem entrar em contato, com antecedência, através do telefone (71) 3116-5311 ou do e-mail eesp.ciet@gmail.com e estagiosobrigatoriosciet.eesp@gmail.com.

Pesquisa

O Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso (CREASI) oferece a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas na Unidade, com o objetivo de incentivar a produção científica e contribuir para o avanço da área da Geriatria e Gerontologia.

Para a realização da pesquisa, no CREASI, deve-se entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), através do telefone (71) 3103-6123 ou e-mail creasi.nep@saude.ba.gov.br. O(a) pesquisador(a) deverá apresentar o Projeto de Pesquisa para avaliação da viabilidade de seu desenvolvimento, pela Comissão de Ensino e Pesquisa do CREASI.

Atenção: A realização da pesquisa também está condicionada à sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres Humanos, através da Plataforma Brasil, atendendo aos pressupostos da RESOLUÇÃO Nº 466, de 12 de dezembro de 2012.