Entrega domiciliar de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

Diante do atual cenário de enfrentamento à pandemia da Covid-19 a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia implantou o serviço de entrega domiciliar de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica-CEAF. A iniciativa visa reduzir a formação de filas, diminuir aglomerações e reduzir exposição de pacientes que fazem parte do grupo de risco do Coronavírus. A estratégia começou a funcionar no dia 28/05, e os pacientes compreendidos no público alvo do projeto estão sendo contactados pelas farmácias eleitas para o funcionamento do projeto, para informam sobre o serviço e agendam a entrega do medicamento.

O serviço irá atender em torno de 5.000 pacientes cadastrados no CEAF e em tratamento para transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão pulmonar e lúpus, e residentes em Salvador e Região Metropolitana.

O projeto funcionará inicialmente para pacientes com critério de inclusão, cadastrados nas farmácias do CEAF da FIMAE, Hospital Geral Ernesto Simões Filho e Hospital Ana Nery, e posteriormente no HUPES.

Importante destacar que, caso o paciente não receba o contato por telefone para agendamento da entrega, deverá comparecer normalmente à farmácia na qual está cadastrado e retirar seus medicamentos habitualmente.

 

Como funciona o serviço

O serviço possui os seguintes critérios para inclusão:

  1. O paciente possuir cadastro no CEAF do Estado da Bahia;
  2. Fazer tratamento para as seguintes patologias: transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão pulmonar e lúpus;
  3. Estar cadastrado nas farmácias do CEAF selecionadas para o funcionamento do serviço;
  4. Ser residente de Salvador ou nas 13 cidades da região metropolitana.

Medicamentos termolábeis

Os medicamentos termolábeis são aqueles que necessitam ser armazenados em temperatura específica de refrigeração, para manutenção de sua eficácia no tratamento da doença. Assim, por medida de segurança da qualidade, estes medicamentos NÃO foram inclusos no serviço de entrega domiciliar dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Os medicamentos termolábeis permanecem sendo entregues de forma presencial nas farmácias.

 

Atendimento nas farmácias

Para os demais pacientes – não inclusos no público alvo do projeto – esclarece-se que as farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, permanecem em funcionamento respeitando as orientações de prevenção ao COVID-19. Como estratégia para evitar aglomerações nas farmácias, os pacientes que realizam uso contínuo de determinado medicamento, poderão recebê-lo em um quantitativo suficiente para tratamento por 2 ou 3 meses, considerando a disponibilidade do estoque. Essa medida tem por objetivo reduzir a procura presencial de pacientes.

 

Perguntas frequentes

O que é o serviço de entrega domiciliar do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica?

O serviço de entrega domiciliar do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é um serviço oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para pacientes de um grupo específico de patologias, residentes em Salvador e Região Metropolitana. O projeto está direcionado aos pacientes portadores de transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão pulmonar e lúpus.

Como devo fazer para me cadastrar no serviço de entrega domiciliar do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica?

Não é necessário o paciente entrar em contato com a farmácia para realizar cadastro, as farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, selecionadas para funcionamento do serviço, irão realizar levantamento dos seus pacientes com critérios de inclusão e assim, realizar contato telefônico para confirmação do endereço e agendamento da entrega.

Quem será contemplado pela entrega de medicamentos em casa?

O projeto é voltado para pacientes portadores de transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão pulmonar e lúpus, residentes de Salvador e da Região Metropolitana, e cadastrados nas farmácias eleitas para o funcionamento do serviço.
Com esse serviço espera-se atender cerca de 5 mil pacientes fora das farmácias, mantendo esses pacientes de risco em seus domicílios, diminuindo as aglomerações e, dessa forma, contribuindo positivamente para o enfrentamento à Covid-19.

Tenho os critérios para adesão ao serviço, mas meu medicamento precisa ficar armazenado na geladeira, vou receber meu medicamento em casa?

Por medida de segurança da qualidade, os medicamentos que precisam ficar armazenados em geladeira NÃO foram inclusos no serviço de entrega domiciliar dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Esses medicamentos permanecem sendo entregues de forma presencial nas farmácias a qual o paciente está cadastrado.

Quem está autorizado a receber o medicamento?

Apenas o paciente, responsável legal ou representantes autorizados, que possuam declaração autorizadora registrada na farmácia na qual o paciente está cadastrado, podem receber o medicamento no endereço do paciente. Ambos devem dispor de documento original com foto para conferência na hora da entrega.

Como funciona a entrega do medicamento?

Antes da data agendada para o retorno do paciente à farmácia, a equipe do projeto entrará em contato para informar sobre o serviço e agendar a entrega. O paciente, responsável legal ou representante autorizado deve permanecer no endereço confirmado e aguardar, com documento original com foto. Antes de todas as entregas, os pacientes serão previamente informados por telefone.

A entrega domiciliar dos medicamentos será realizada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-CORREIOS.

Até quando receberei meus medicamentos em casa?

A entrega domiciliar dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, é um serviço de caráter temporário, implantado devido necessidade do emprego urgente de medidas a fim de evitar a disseminação da COVID-10. Desta forma, a portaria que implanta o serviço pode ser revista ou revogada a qualquer tempo.

Em caso de eventual interrupção ou suspensão do serviço de entrega em domicílio, o paciente será previamente contatado pela equipe da farmácia na qual está cadastrado, para que possa retirar seus medicamentos diretamente na farmácia.

O que acontece se o paciente, responsável legal ou representante autorizado não estiverem presentes no momento da entrega dos medicamentos pelos Correios?

Cada entrega dos medicamentos será previamente informada pela farmácia, por meio de contato telefônico, para que o paciente possa tomar as providencias para o seu recebimento. Por medida de segurança, os correios somente entregarão os medicamentos para o paciente, responsável legal ou representante autorizado devidamente informados à farmácia. Desta forma, após três tentativas consecutivas frustradas de entrega, os medicamentos retornarão à farmácia e o paciente será desligado do serviço de entrega domiciliar dos medicamentos.

É importante informar que o desligamento do paciente no serviço de entrega domiciliar dos medicamentos do CEAF não implica suspensão do fornecimento dos medicamentos, o paciente poderá receber diretamente na farmácia a qual está cadastrado.

Como posso acompanhar a entrega do medicamento?

No agendamento da entrega com a farmácia, o paciente pode solicitar o código de rastreamento para acompanhar o roteiro de entrega diretamente site dos Correios. O código de rastreamento é composto por 13 dígitos alfanuméricos, ex: SS123456789BR.

Se eu perceber algum problema com a entrega, quem devo contactar?

O paciente cadastrado, responsável legal ou representante, após o recebimento dos medicamentos, precisa realizar conferência dos medicamentos, e na ocorrência quaisquer inconformidades, deverá entrar em contato a farmácia a qual está cadastrado no prazo de 24h, para as devidas providências.