Núcleo de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde

Apresentação

Telessaúde Brasil Redes

O Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (MS) é a integração de tecnologias de informação e comunicação, educação em saúde e teleconsultoria com a perspectiva de aprimorar a qualidade do atendimento e consolidar o processo de trabalho, a partir do desenvolvimento de ações de apoio à saúde e de educação permanente aos profissionais de saúde da Atenção Básica (AB). A Plataforma de Telessaúde é uma ferramenta online voltada a todos os profissionais de saúde que trabalham na AB.

Telessaúde Brasil Redes – Bahia

Na Bahia, o projeto Telessaúde iniciou suas atividades em 2013, e tem como objetivo ampliar e prover melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde, através da oferta de serviços de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa, Tele-Educação e Telegestão, dirigidos a todas as categorias de profissionais de saúde na AB.

A plataforma está disponível em qualquer lugar e a qualquer hora, seja por meio de computadores fixos, portáteis ou dispositivos móveis, é simples e fácil tirar dúvidas e receber informações de forma clara, concisa e com base em evidência científica, que visam à proficiência e melhoria da gestão e na qualificação das equipes.

Dentre as ações estratégicas do projeto, o Telessaúde BA oferta serviços e ações de teleconsultoria que podem ser realizadas por meio das seguintes maneiras: via texto, vídeo/webconferência ou 0800.

Via texto: O profissional envia sua pergunta através da plataforma online, e recebe a resposta em até 72 horas após a solicitação.
Via vídeo: O Núcleo do Telessaúde agenda previamente um horário entre o profissional que fez a solicitação, e o teleconsultor via webconferência (plataforma em tempo real), para receber esclarecimento sobre suas dúvidas.
Via 0800: Equipe de profissionais especialistas disponíveis prontamente para atender e dar a assistência necessária, sem a necessidade de agendamento prévio, e sem custos ligando para o 0800 071 3535. O serviço é para atendimento exclusivo de enfermeiros e cirurgiões-dentistas da Atenção Básica do estado da Bahia, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Segunda Opinião Formativa: Seleção de perguntas e respostas provenientes das teleconsultorias realizadas com temas relevantes que podem elucidar as dúvidas de outros trabalhadores da saúde, sendo assim publicada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), disponível a todos para a consulta.

Tele-Educação: Promove a educação permanente e continuada por meio de cursos, aulas, treinamentos, capacitações e afins, por intermédio de ferramentas tecnológicas e recursos didáticos que contribuem na qualificação e atualização dos profissionais da Atenção Básica.

Contatos

Coordenação – Helena Oliveira Salomão

Telefone – (71) 3115.9650/4151

Email – telessaude.ba@saude.ba.gov.br