Sobre a DGC

Apresentação

De acordo com o regimento interno da SESAB, previsto na Lei nº 11.055 de 26 de Junho de 2008, a Diretoria de Gestão do cuidado (DGC) faz parte da Superintendência de Atenção Integral à Saúde/SAIS e tem por finalidade coordenar processos de formulação, implantação, implementação e avaliação de políticas e programas estaduais de saúde, que garantam a qualificação, a ampliação do acesso e a integralidade da atenção, por meio da implementação de linhas de produção do cuidado.

Missão

A missão da DGC consiste em coordenar o desenvolvimento das políticas de atenção integral à saúde, em articulação com os diversos atores, buscando uma organização de redes (olhar sobre a rede existente, a rede necessária e as iniquidades regionais, de gênero e de raça). Ainda nesta missão, propõe fluxos que permitam o “caminhar” do usuário de forma a garantir e ampliar o acesso necessário e oportuno nos espaços de atenção no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia.

Assim, a DGC busca implementar linhas de produção do cuidado voltadas aos ciclos de vida e gênero (com foco na Saúde da Criança, de Adolescentes e Jovens, da Mulher, do Homem e do Idoso). Entendendo o indivíduo enquanto sujeito integral, busca ainda o fortalecimento de políticas que o transversalizam tais como: a Saúde Mental, atenção à pessoa com Deficiência, Alimentação e Nutrição, Saúde Bucal, acrescentando os temas de Violência e Saúde e Práticas Integrativas Complementares-PIC. Por fim, contemplando outras políticas públicas que visam a promoção da equidade em saúde, aplicando e ampliando o conceito de cuidado às necessidades de populações historicamente excluídas como: população negra, quilombola, povos indígenas, albina, assentada e acampada, pessoas privadas de liberdade, pessoas em situação de rua e LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Nesta perspectiva, a equipe de técnicos que compõem a DGC, distribuída em 03 Coordenações e 02 Núcleos, realiza apoio na formulação, implantação, implementação e avaliação das políticas e programas de saúde voltados aos 417 municípios do estado baiano.

Organograma

Estrutura organizacional

Imagem objetivo

 

Diretoria de Gestão do Cuidado

4° Avenida do CAB, n° 400, Lado B, 2° andar, Sala 210A – Salvador – Bahia
Tel: (71) 3115-4284/8390
E-mail: dgc.diretoria@saude.ba.gov.br

Assessoria DGC

4° Avenida do CAB, n° 400, Lado B, 2° andar, Sala 210A – Salvador – Bahia
Tel: (71) 3115-4284/8390
E-mail: dgc.assessoria@saude.ba.gov.br