Glossário – NEPS

Educação Permanente em Saúde:

A educação permanente, enquanto proposta metodológica aplicada ao processo de trabalho na Saúde propicia a interação de agentes envolvidos com vistas à análise de problemas de forma contextualizada. Propõe então a análise do cotidiano do trabalho, enquanto lugar aberto à revisão constante. Desta forma, no contato com os desconfortos do cotidiano do trabalho ao tempo em que gera conflitos, gera também autoanálise do fazer e da autonomia na gestão. (Ceccim, 2005).

Integração Gestão, Ensino, Serviço e Controle Social:

A imagem do quadrilátero da formação serve à construção e organização de uma gestão da educação na saúde integrante da gestão do sistema de saúde, redimensionando a imagem dos serviços como gestão e atenção em saúde e valorizando o controle social. (CECCIM e FEUERWERKER, 2004)

Residências Multidisciplinares e em áreas da saúde:

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.