Glossário – PIC

Acupuntura

É uma tecnologia de intervenção em saúde, inserida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos, e que a MTC também dispõe de práticas corporais complementares que se constituem em ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças.

Homeopatia

É uma abordagem baseada na doutrina “Similia Similibus Curantum” (coisas semelhantes curam-se com coisas semelhantes). Em Homeopatia, as doenças são tratadas com medicamentos que numa pessoa saudável produziriam sintomas semelhantes aos da doença, ou seja, em vez de combater a doença diretamente, os medicamentos têm por função estimular o corpo a lutar contra a doença. É uma terapêutica que trata indivíduos portadores de doenças, procurando a explicação da doença (definindo o diagnóstico clínico, tratamento e prognóstico, de acordo com os conhecimentos atuais) e compreendendo o doente (história clínica e identificando os respectivos sinais e sintomas peculiares). A definição de homeopatia de acordo com a OMS, aponta os princípios estabelecidos pelo médico alemão de nome Hahnemann (1755- 1843) que são: Lei de semelhança, Direção de cura, Princípio de remédio único, Teoria de dose mínima diluída e Teoria de doença crônica. (Santos; 2008)

Medicamentos Fitoterápicos

São medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais e exclusivamente derivados de droga vegetal (extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros). A qualidade deve ser alcançada mediante o controle das matérias-primas, do produto acabado, materiais de embalagem, formulação farmacêutica e estudos de estabilidade.

Saiba mais

Medicina Antroposófica

É considerada uma extensão da formação médica acadêmica. Em resumo, é uma prática exclusivamente médica, enriquecida pelo trabalho interdisciplinar com massagistas rítmicos, terapeutas artísticos, euritmistas e psicólogos. No Brasil contamos com vários profissionais pós-graudados, indicando a permanente ligação com a medicina acadêmica. Além de clínicos e pediatras que ampliam sua prática com os conhecimentos da Medicina Antroposófica, há também outras especialidades: ginecologia, reumatologia, cardiologia, pneumologia, psiquiatria, oncologia; todos em busca de uma renovação de sua prática médica, para a melhoria da qualidade dos tratamentos oferecidos.

Saiba mais

Termalismo

Compreende as diferentes maneiras de utilização da água mineral e sua aplicação em tratamentos de saúde. A crenoterapia consiste na indicação e uso de águas minerais com finalidade terapêutica, atuando de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde. Com o potencial brasileiro desse recurso terapêutico e os benefícios para a promoção e recuperação da saúde nas diversas práticas, demandou-se a implementação, no âmbito das experiências consolidadas, de observatórios de saúde com o objetivo de aprofundar esses conhecimentos e impacto na saúde.

Saiba mais