Glossário – Saúde da População Negra

Racismo Institucional

É a incapacidade coletiva de uma organização em prover um serviço profissional e adequado às pessoas devido a sua cor, cultura, origem racial ou étnica. Ainda que não haja a intenção, práticas discriminatórias, indesejáveis e antiéticas fazem parte da rotina das instituições e das pessoas que nelas atuam. O racismo já está cristalizado, incorporado no cotidiano e, na maioria das vezes, é tão “natural”, que passa despercebido. Para transformar essa realidade, é preciso pôr em prática uma série ações como investir numa gestão pública responsável e sensível; destinar recursos financeiros para necessidades prioritárias e específicas, como a formação dos profissionais de saúde; realização de campanhas informativas e a ampliação da participação e qualificação do controle social. (Fonte: PNUD/2006).

Quilombolas ou Comunidades Quilombolas

São grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, conforme Decreto nº 4887/03. Essas comunidades possuem direito de propriedade de suas terras consagrado desde a Constituição Federal de 1988.

Um levantamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) mapeou 3.524 comunidades quilombolas no Brasil. Há outras fontes, no entanto, que estimam cerca de 5 mil comunidades. Partindo dessa perspectiva, foi criada a Agenda Social Quilombola (ASQ). O objetivo é articular as ações no âmbito do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Quilombola (PBQ). Saiba mais.

Doença Falciforme

É uma doença hereditária, ou seja, as pessoas já nascem com ela. É resultado de uma modificação genética no gene (DNA) que, no lugar de produzir um pigmento chamado hemoglobina (Hb) A, dentro dos glóbulos vermelhos ou hemácias, produz outro, denominado S (HbS). Assim, a Doença Falciforme é a denominação usada para caracterizar uma doença causada pela presença de HbS nos glóbulos vermelhos de um indivíduo.

A Doença Falciforme teve sua origem na África, mas hoje pode ser encontrada em diversas partes do mundo. No Brasil, esta doença é muito presente devido ao elevado número trazido à força para o trabalho escravo e que constituem uma das bases de formação da população brasileira. Saiba mais.

Albinismo

É a ausência parcial ou total da melanina na pele, nos cabelos e nos olhos. A melanina é o pigmento que forma uma barreira natural contra as radiações solares.