27.03.2008

 

 

Salvador (BA) recebe nova Estação Biblioteca Virtual em Saúde

 

Brasília, 27/03 – A população de Salvador ganhou mais um aliado para a democratização do acesso à informação em saúde e promoção da cidadania. Chega à cidade amanhã, dia 28/03, a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador (CESAT).

 

A solenidade de instalação acontecerá no dia 28/03 às 9h e contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e da BIREME/OPAS/OMS.  

 

Alinhada com os esforços de inclusão digital do Governo, a Estação BVS permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponíveis na BVS. Neste espaço gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral têm acesso a mais de 16 milhões de referências técnico-científicas e podem conhecer melhor as políticas, programas e ações do Ministério da Saúde e legislação sanitária vigente. Informações para a sociedade também se fazem presentes na BVS tais como Dicas em Saúde, Exposições Virtuais e Datas Relevantes para a Saúde.

 

O diferencial é que cada Estação BVS conta com profissionais capacitados e preparados para atender à comunidade usuária e atuarem como agentes multiplicadores de informação.

 

A Estação BVS compõe a estratégia da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS), que dissemina a produção literária da esfera federal do SUS e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui 1.242 centros cooperantes (unidades interligadas), sendo 63 na Bahia.

 

Valorização das unidades de informação das secretarias estaduais de Saúde – A implantação da Estação BVS na esfera estadual já contemplou 24 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. A meta é que todos os estados sejam contemplados até abril de 2008.

 

A mobilização das unidades de informação em saúde no estado da Bahia é um grande diferencial, pois já são três Estações BVS municipais (Teixeira de Freitas, Prado e Vitória da Conquista). O município de Salvador conta três estações; uma localizada no Hospital Juliano Moreira, uma na Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual e uma no Conselho Regional de Psicologia. Esta última implantada em parceria com a Universidade de São Paulo.

 

 

Instalação da Estação BVS em Salvador (BA)

Data: 28/03/2008

Hora: 9h

Local: Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (CESAT)

Endereço: Rua Pedro Lessa, 123, Canela – Salvador – BA

 

 

Estações BVS do Estado da Bahia

 

Secretaria Municipal de Prado

Rua Otavio Mangabeira 251, Centro – Prado/BA

 

Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas

Avenida João Dionísio de Almeida  41, Monte Castelo – Teixeira de Freitas/BA

 

Secretaria Municipal de Vitória da Conquista

Avenida Olívia Flores, 3.000, Candeias – Vitória da Conquista/BA

 

Hospital Juliano Moreira

Avenida Edgar Santos s/n, Narandiba – Salvador/BA

 

Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia

Rua Conselheiro Pedro Luis 171, Rio Vermelho – Salvador/BA

 

Conselho Regional de Psicologia (Região Sergipe/Bahia)

Rua Professor Aristides Novis 27, Estada de São Lázaro – Salvador/BA

 

Agência Saúde

Mais informações

Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde

Tel: (61) 3315-2431

Fax: (61) 3321-3731


Biblioteca Virtual em Saúde Pública – Brasil: http://saudepublica.bvs.br

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/bvs

Rede BiblioSUS: http://www.saude.gov.br/bibliosus

Estação BVS: http://www.saude.gov.br/estacaobvs