Notícias /

Creasi realiza atividade com idosos na Ribeira

13/03/2018 19:40

Banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos, na última semana, a Ribeira foi palco de passeio de idosos que participam do Alerta Geral, atividade desenvolvida pelo Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG), do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi).

 Após o passeio, os idosos foram para a Sorveteria da Ribeira, uma tradição que faz parte da história de Salvador. Criada em 1931, a Sorveteria ofereceu sorvetes aos pacientes, cuidadores e familiares, que puderam se deliciar com os sabores e se divertir em mais um dia de confraternização e integração do ‘Alerta’, como é carinhosamente chamada a atividade.

 Alerta que nos alerta

O Alerta Geral é uma atividade semanal que busca incentivar o protagonismo social da pessoa idosa e a ampliação do repertório cultural e de lazer com objetivo terapêutico, que possibilita ao idoso em tratamento no Centro, o acesso a espaços que possam estimular e incentivar a autonomia, o envelhecimento ativo e o exercício da cidadania.

 As ações externas são realizadas em articulação com instituições públicas e privadas. “Através das parcerias que estabelece, o Creasi possibilita atividades enriquecedoras e prazerosas para saúde, a qualidade de vida e o bem estar dos pacientes”, ressalta Marilu Meirelles, assistente social e coordenadora da Unidade. “Só temos a agradecer aos nossos parceiros pela sensibilidade, disponibilidade e atenção de sempre”, concluiu a coordenadora.

Boas práticas em saúde

NAG é um ambulatório de Apoio que propõe uma atenção gerontológica aos pacientes do Creasi, que apresentem demandas de reabilitação psicossocial e funcional. Oferece apoio psicológico, através de um acompanhamento interdisciplinar por meio de atendimentos terapêuticos individuais e em grupo, nos quais desenvolve intervenções para problemas gerontológicos que estejam impactando na capacidade funcional dos pacientes. Além disso, assegura atenção diferenciada ao familiar/cuidador.

O ambulatório ganhou o certificado de Boas Práticas em Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, recebendo certificado de experiência exitosa, em 2016.

Encaminhamento para o Creasi

O acesso ao Creasi se dá através de encaminhamento feito pela equipe médica ou de enfermagem que realiza atendimento à pessoa idosa, nas Unidades Básicas de Saúde ou Equipes de Saúde da Família. É necessário explicitar as demandas dos pacientes, no formulário de referência próprio, que será avaliado para confirmar se há critérios para matrícula do Creasi.

 Fonte: Creasi

Notícias relacionadas