Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB

E-mail Imprimir PDF

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde lança Edital, publicado no DOU de 08 de dezembro de 2011, de convocação para adesão das instituições de ensino e dos municípios ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB, nos termos da Portaria nº 2.087 de 21 de setembro de 2011.

O PROVAB tem como objetivo estimular e valorizar o profissional da saúde - médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, nos municípios considerados áreas de difícil acesso e provimento ou de populações de maior vulnerabilidade, definidos com base nos critérios fixados pela Portaria nº 1.377 de 13 de junho de 2011.

O programa prevê supervisão semipresencial e à distância; possibilidade de Especialização em Saúde da Família e Comunidade por meio de cursos promovidos pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS); e pontuação para concursos de acesso à residência médica.

O Edital nº 7, convoca para adesão ao programa Instituição de Ensino/Hospital de Ensino/Secretaria de Saúde Municipal ou Estadual/Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidades que estejam interessados em indicar supervisores para acompanhar os profissionais do PROVAB.

O Edital nº 8, refere a convocação para adesão dos municípios aptos e interessados em contratar profissionais do PROVAB indicados pelo Ministério da Saúde. Estes deverão celebrar Termo de Compromisso com o MS, nos moldes da minuta constante no Edital nº 8, comprometendo-se pela contratação dos profissionais para compor as Equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), dentro dos critérios pré-estipulados quanto a forma e remuneração.

Os documentos solicitados no Edital deverão ser encaminhados até o dia 07 de Janeiro, por meio eletrônico ao endereço: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , e fisicamente, via correio, para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 7º andar, sala 725 - CEP 70.058- 900 Brasília (DF) com a indicação (PROVAB/SUPERVISÃO/DEGES/ SGTES/MS).


Anexos:
- Edital Provab 2011
- Modelo termo de compromisso
- Municípios no PROVAB