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Adesão ao PMAQ - AB

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O PMAQ - AB, que é o programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica, é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado em 2011, o PMAQ da Atenção Básica (PMAQ-AB) contemplou em seu primeiro ciclo a adesão de equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica parametrizadas, incluindo equipes de saúde bucal.

QUEM PODERÁ ADERIR?

Equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Não haverá limites para a adesão, isto é, todas as equipes do município poderão aderir ao programa.

ETAPAS:

O programa está organizado em quatro fases complementares, que funcionam como um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB:

1. Adesão e Contratualização (contratualização de compromissos e indicadores firmados entre as equipes de saúde e os gestores municipais);

2. Desenvolvimento;

3. Avaliação Externa;

4. Pactuação.

PERÍODO PARA ADESÃO

  • Até 5 de abril de 2013 (para ESF, ESB, Equipe de Atenção Básica parametrizada, ESB parametrizada, NASF e CEO)

 

PERÍODO PARA CONTRATUALIZAÇÂO

  • Equipes de Atenção Básica e Equipes de Saúde Bucal: 15 de março a 30 de junho de 2013;
  • Equipes dos Centros de Especialidades Odontológicas ( CEO ) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família ( NASF ): 15 de abril a 30 de junho de 2013.

 

COMO ADERIR?

1. Se o município aderiu ao PMAQ em 2011 e o Gestor municipal já possui login e senha de acesso: acessar o sistema com o CPF e senha cadastrados;

2. No caso de município que mudou de gestor municipal e que alterou login e senha de acesso do gestor anterior: acessar o sistema com o novo CPF e a nova senha cadastrada.

3. No caso de município que mudou de gestor municipal e que ainda não tem login e senha de acesso, e ainda não alterou o cadastro do gestor anterior, acesse o site.

4. Clique para acessar o sistema PMAQ/AB em “Acesso aos Sistemas de Informação”;

5. O sistema abrirá a opção Login. Ao clicar em login o sistema abrirá o Portal do Gestor para efetuar o cadastro do novo gestor; Clique em “Acesso ao FMS/FES” na área “Acesso Restrito”;

6. O Responsável pelo Programa deverá realizar cadastro em GERENCIAR USUÁRIOS;

7. O sistema gerará uma senha (por email) para esse usuário;

8. Com o CPF e a nova senha, o responsável acessa o sistema novamente e faz a adesão.

 

No site do Departamento de Atenção Básica - MS, existe um documento com o Passo a Passo para adesão ao PMAQ-AB. Clique AQUI.

E diante das frequentes dúvidas sobre a adesão que temos atendido na Diretoria de Atenção Básica (DAB), disponibilizamos um passo a passo com as telas do sistema. Clique AQUI.