Dia Mundial do Doador de Sangue é festejado com lançamento de campanhas e atrações musicais | Sesab
Notícias /

Dia Mundial do Doador de Sangue é festejado com lançamento de campanhas e atrações musicais

11/06/2018 09:42

O dia 14 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Nesta data, o mundo inteiro promove ações de sensibilização sobre a causa do sangue e de agradecimento aos milhões de doadores voluntários que ajudam a salvar vidas. Na Fundação Hemoba, não poderia ser diferente. Na próxima quinta-feira, dia 14, a partir das 8 horas da manhã, uma programação especial foi montada para receber os candidatos à doação no hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE.

Parceiros da Hemoba vão aproveitar a ocasião para contribuir com o serviço de hemoterapia do estado, lançando campanhas para abastecimento dos estoques e difundindo ideias através da música e da arte. Tudo isso em busca da transformação cultural sobre o hábito da doação de sangue, que deve ser praticado de forma voluntária e regular, a fim de termos serviços de saúde funcionando adequadamente diante das demandas transfusionais.

A programação musical começa com o cantor e compositor Alê Santana, que fará uma apresentação intimista, divulgando o projeto autoral ‘Boas Novas`. O repertório é recheado de canções que incentivam bons sentimentos e boas notícias. Enquanto isso, a marca de camisas Representa produziu um lote de camisas com estampa especial para o Dia Mundial do Doador. A camisa ‘Baiano Sangue Bom` carrega a mensagem da importância da doação de sangue regular e será entregue aos candidatos, até durar o estoque, como forma de homenagem.

Já a rede de academias Hammer Fitness Club traz parte do seu quadro de funcionários para doar sangue e lança a segunda edição da campanha ‘Treino que Vale uma Vida: Troque um dia de treino e salve até quatro vidas`. O objetivo é estimular a doação de sangue entre os alunos da academia, que contarão com a presença dos Hemóveis nas unidades da rede no final de julho. Para marcar o inicio da campanha, a Hammer oferece uma aula de alongamento na recepção da Hemoba e logo em seguida um Pocket Show do forrozeiro Del Feliz, que também já é parceiro de longas datas da Fundação.

Pra fechar a programação matinal com chave de ouro, a Coffeetown Salvador vai incrementar o lanche dos doadores, oferecendo fatias da torta Red Velvet, brincando com o conceito de que doar sangue é coisa tão boa que adoça a vida. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia aguarda todos os voluntários e parceiros com muito carinho para celebrar a solidariedade e a vida.

Programação

8h30 – Show de Alê Santana

9h30 – Ação da Vista Representa

9h45 – Aula de Alongamento (Hammer Fitness Club)

10h – Pocket Show de Del Feliz

11h – Ação da Coffeetown Salvador

LOCAL

Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), s/n, Brotas

Para doar

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Campanha

Em função do período de festas juninas e do início da Copa do Mundo da FIFA 2018TM, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança a campanha ‘Doadores Hemoba – Façam parte da nossa seleção`. O objetivo da campanha é escalar os doadores para reestabelecer os estoques de sangue da Fundação e garantir o atendimento regular das ocorrências comuns durante este período.

O mês de junho reúne diversos fatores que aumentam a preocupação com os estoques de sangue da Hemoba. Festejos típicos de São João, cultura de fogos de artifício e, por fim, o início do Mundial de Futebol, são elementos que geram eventos e intensa movimentação nas cidades e nas rodovias do estado. Como consequência, é esperado um possível aumento de registros de acidentes automobilísticos e com queimados, endossando a necessidade de transfusões sanguíneas.

Alinhado a isso, desde abril, a Fundação observa uma redução de 30% a 50% no número de candidatos à doação e, embora tenha adotado diversas estratégias de captação de voluntários, a instituição permanece apresentando estoques críticos. A baixa nos estoques se dá pela menor incidência de candidatos em períodos chuvosos e pelas baixas temperaturas, situação que se repete a cada ano.

Com o lançamento da campanha a Hemoba convoca a população para vestir a camisa da solidariedade e entrar em campo doando sangue. As doações irão contribuir para fornecimento efetivo de hemocomponentes para centenas de unidades de saúde dos 417 municípios da Bahia.

Ascom/Hemoba
Hemoba/Copa1

Notícias relacionadas