Dúvidas mais frequentes sobre vagas de estágios

Estabelecimentos de Saúde

Como disponibilizo vagas para receber estagiário(s) de estágios opcionais?

Nível Médio Técnico (NMT): A CIET enviará por e-mail, semestralmente ou de acordo com o calendário escolar (SEC), um formulário para que os Estabelecimentos de Saúde informem a disponibilidade técnica e estrutural para receber os estagiários de NMT. A CIET ordenará as vagas para as instituições de ensino.

Graduação e tecnólogo (áreas da saúde e não saúde que compõem o SUS): A CIET enviará, anualmente, para todas as unidades administrativas e assistenciais da gestão direta e indireta da SESAB um link para disponibilização de vagas de acordo com a disponibilidade técnica e estrutural para receber os estagiários de graduação e tecnólogos de diversas áreas que compõem o SUS.

Como disponibilizo vagas para receber estagiário(s) de estágios curriculares, inclusive internato de medicina?

Nível Médio Técnico (NMT): As vagas semestrais informadas pelos ES, através de formulário específico, serão disponibilizadas para as Instituições de Ensino Técnico (IETS).

Graduação e tecnólogo (áreas da saúde e não saúde que compõem o SUS): Após cadastro dos Estabelecimentos de Saúde no Sistema de Gestão de Estágios Obrigatórios – SGEO, as vagas anuais são disponibilizadas no próprio sistema, conforme instrutivo para ES.

Estudantes

Como solicitar um estágio não obrigatório (opcional)?

Nível Médio Técnico (NMT): Os estágios obrigatórios e não obrigatórios para os estudantes de Nível médio técnico são solicitados pela SEC para a ESPBA.

Graduação e tecnólogo (áreas da saúde e não saúde que compõem o SUS): Os critérios/editais destes programas são definidos por outras secretarias. A inscrição para o banco de jovens do Programa Partiu Estágio, para todos os cursos de graduação e tecnólogos, é realizada através de edital emitido pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia  (SAEB), através das redes sociais desta secretaria. Já o Programa Mais Futuro destina-se a manutenção do auxílio permanência dos estudantes (primeiro curso de graduação) em condições de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados nas Universidades Públicas e Estaduais da Bahia.

Sou recém formado (a) e gostaria de solicitar um estágio. O que devo fazer?

Nível Médio Técnico (NMT): Programa Primeiro Emprego

Graduação e tecnólogo (áreas da saúde e não saúde que compõem o SUS): Conforme a legislação vigente estágio deve ser ofertado apenas para estudantes, logo um profissional formado não pode ser admitido como estagiário.

Sou estudante de Medicina de universidade estrangeira, como posso solicitar estágio na SESAB?

Estudantes de Instituições de Ensino Superior estrangeiras podem solicitar estágios em hospitais universitários, conforme consta no parágrafo único da Resolução CFM nº 1.650/2002 e nota técnica.

Instituições de Ensino

Como solicitar um estágio obrigatório (curricular)?

Os estágios obrigatórios devem ser solicitados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas sediadas no estado da Bahia ou que façam parte da rede Pernambuco Bahia (PEBA) através da publicação de processo seletivo público. Esta solicitação é feita através do Sistema de Gestão de Estágios Obrigatórios – SGEO.

Instrutivo 2020
Acesso ao sistema

Estágios Pós-Graduação

Seguem sob demanda conforme Portaria nº 1.107 10 de outubro de 2018.