Especialização

Residência de Medicina Família e Comunidade

Objetivo: Formar Médicos de Família e Comunidade para a atuação na Atenção Primária à Saúde, para os quais as pessoas e suas famílias sejam o centro do cuidado, que atuem de forma qualificada, sejam resolutivos e desenvolvam uma prática integradora, continuada, em equipe e inserida nas comunidades sob seus cuidados.
Público-alvo: Médicos
Oferta: curso em andamento

Curso em Planejamento, Orçamento e Gestão Financeira do Sus

Objetivo: Qualificar e fortalecer o Sistema Único de Saúde – SUS na Bahia, a partir do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em Gestão de Sistemas de Saúde requeridos para o processo do trabalho cotidiano dos profissionais da SESAB e das Secretarias Municipais de Saúde, com atuação nas áreas de planejamento, orçamento e gestão financeira do SUS.
Público-alvo: Profissionais com atuação na área de planejamento, gestão orçamentária, financeira e contábil nas esferas municipal e estadual do SUS, preferencialmente trabalhadores lotados nos Fundos Municipais e Estadual de Saúde da Bahia.
Oferta: 2012 – em breve divulgação da data da aula inaugural

Curso em Gestão e Procedimentos para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante

Objetivo: Desenvolver as capacidades dos trabalhadores da área de transplantes que os levem à reflexão da prática, e elaboração de estratégias integradoras possibilitadoras de mudanças na forma de gerir, direcionar, pensar e fazer a atenção no processo doação/transplantes.
Público-alvo: Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Psicólogos e Fisioterapeutas que prioritariamente já trabalham com a especialidade e aqueles que desenvolvem suas atividades em UTI e Emergência.
Oferta: 2012 – em breve lançamento edital

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde – R3

Objetivo: Formar especialistas para apoiar a estruturação e a regionalização da gestão da educação e do trabalho em saúde, no conjunto das ações desenvolvidas pela Superh.
Público-alvo: destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica.
Carga Horária: 2.880 horas
Oferta: Sob demanda institucional

Curso de Especialização em Gestão Municipal*

Objetivo: Qualificar profissionais e gestores municipais de saúde, através de estratégias metodológicas que valorizem o cotidiano da gestão municipal e estimulem a construção de pacto solidário entre municípios.
Público-alvo: dirigido aos trabalhadores de saúde que atuam na gestão nas secretarias municipais de saúde nos municípios baianos, prioritariamente, secretários (as) municipais de saúde.
Carga Horária: 360 horas
Oferta: Sob demanda institucional
*Curso realizado em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva – ISC / UFBA

Curso de Especialização em Gestão Regionalizada para o SUS-BA

Objetivo: Gerar sensibilização e compor estratégias com os participantes para a implantação da gestão regionalizada do SUS na Bahia.
Público-alvo: atores sociais que atuam na gestão estadual e nas gestões municipais do SUS do Estado da Bahia
Carga Horária: 440 horas
Oferta: Sob demanda institucional

Curso em Gestão da Atenção Básica com Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado*

Objetivo: Consolidar mudanças na organização e no processo de trabalho das equipes de saúde da família, buscando qualificar e ampliar o fazer clínico e avançar na produção de uma atenção integral à saúde.
Público-alvo: Coordenadores dos Núcleos Microrregionais de Implantação das Linhas de Cuidado da Atenção Básica e Educação Permanente; gestores da Atenção Básica das Secretarias Municipais de Saúde; gestores das Diretorias Regionais de Saúde da SESAB (DIRES) e gestores da Atenção Básica ou de Linhas de Cuidado do Nível Central da SESAB.
Carga Horária: 676 horas
Oferta: Sob demanda institucional
* Curso realizado em parceria com a Diretoria da Atenção Básica/SESAB

Curso de Especialização em Saúde da Família com Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado*

Objetivo: Consolidar mudanças na organização e no processo de trabalho das equipes de saúde da família, buscando qualificar e ampliar o fazer clínico e avançar na produção de uma atenção integral à saúde
Público-alvo: profissionais de nível superior (enfermeiro, médico e odontólogo) das equipes de saúde da família que compõem os Núcleos Microrregionais para Implantação das Linhas de Cuidado e Educação Permanente para Atenção Básica.
Carga Horária: 676 horas
Oferta: Sob demanda institucional
*Curso realizado em parceria com a Diretoria da Atenção Básica/SESAB

Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde

Objetivo: Qualificar os profissionais da área de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde, de forma regionalizada, coerente com as necessidades do SUS-BA.
Público-alvo: profissionais com nível médio ou superior de formação, que atuam na área de gestão do trabalho e educação permanente em saúde.
Carga Horária: 400 horas
Oferta: Sob demanda institucional

Gestão de Sistemas de Saúde para Auditores do SUS*

Objetivo: Qualificar e fortalecer o Sistema Nacional de Auditoria do SUS na Bahia a partir do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em Gestão de Sistemas de Saúde requeridos para o processo de trabalho cotidiano do Auditor do Sistema Único de Saúde.
Público-alvo: Auditores com lotação no Sistema Nacional de Auditoria do SUS – Bahia nas esferas municipais, estadual e federal.
Carga Horária: 410 horas
Oferta: Sob demanda institucional
*Curso realizado em parceria com a Diretoria da Auditoria do SUS/SESAB