Cursos Técnicos

Técnico em Enfermagem

Tem como objetivo habilitar profissionais para desenvolver ações integradas visando a promoção da saúde e proteção da vida humana, com foco na melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem aos indivíduos, famílias e comunidades, coerentes com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Carga horária de 1.800 horas para habilitação técnica. Voltado a trabalhadores que atuam na rede SUS sem qualificação específica, trabalhadores que necessitam de complementação para sua formação profissional e indivíduos da comunidade aprovados em seleção pública.

De 2007 até a presente data foram formados 260 técnicos de enfermagem e 147 em andamento.

Técnico em Saúde Bucal e Complementação

Objetiva habilitar os trabalhadores de nível médio da área de saúde bucal, inseridos ou em processo de ingresso nos serviços de saúde do SUS que não possuem qualificação específica para desenvolver atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. O curso tem carga horária de 1.500 horas.

Em 2006/2007, foram formados em projeto piloto com recurso do PROFAE – Componente II, 149 técnicos em higiene dental e 13 auxiliares de consultório dentário, em 05 municípios. Em 2009 foram iniciadas turmas de TSB nas equipes de saúde da família em 107 municípios do Estado, onde estão processo de formação, 169 técnicos de saúde bucal.

Formação em Agente Comunitário de Saúde

Esta formação objetiva ampliar a capacidade de atuação desse trabalhador, avançando em direção à autonomia dos sujeitos em relação à própria saúde e à responsabilização coletiva pela promoção da saúde de indivíduos, grupos e meio ambiente. Possui carga horária de 1.200 horas, (módulo I – 400h). A partir do ano de 2007, concluíram o módulo I da formação, 20.165 ACS e 5.270 estão em curso.

Vigilância Sanitária e Ambiental

Habilitar em Técnico em Vigilância em Saúde, de nível médio, o trabalhador da rede do SUS – BA e pessoas da comunidade, a fim de contribuir para o fortalecimento e ampliação da qualidade de resposta do setor saúde às demandas da população.

Atualização de Técnico Laboratorial de Saúde Pública

Serão atualizados 75 técnicos do Laboratório Central – LACEN, tendo sido desenvolvido turma piloto com 25 técnicos. Mais 50 técnicos estarão em formação a partir do segundo semestre de 2011.

Materno Infantil

Destinado aos profissionais do âmbito do SUS que atuam na linha de cuidado materno infantil. Desenvolver saberes e práticas de promoção e prevenção na linha de cuidado à mulher no período gravídico-puerperal, recém-nascido e criança, visando à redução dos índices de mortalidade materna e infantil. Previsto para ser desenvolvido com aproximadamente 3000 profissionais.

Formação de Formadores dos cursos da EFTS

Curso de 40 horas iniciais presenciais, com objetivo de refletir sobre as práticas pedagógicas, através da análise do processo ensino-aprendizagem e da vivência do guia curricular do curso a ser desenvolvido, levando em conta o Projeto Político Pedagógico da EFTS. Voltado a enfermeiros, odontólogos, médicos e outros trabalhadores de nível superior da rede de serviços de saúde que atuarão como docentes dos alunos/trabalhadores de nível médio. Já foram formados 2.714 docentes.