Estágio de Vivências no SUS Bahia

O Programa Estágio de Vivências no SUS Bahia (EVSUS) constitui-se uma importante estratégia de indução de mudanças na formação em saúde, através da imersão do estudante de graduação no cotidiano de trabalho da gestão e dos serviços de saúde, do diálogo com os usuários, movimentos sociais e instituições formadoras, impulsionando assim o debate acerca da integração entre educação e trabalho na saúde e sobre as necessidades de qualificação e reflexão crítica na formação de trabalhadores para o SUS. O EVSUS, portanto, propõe a aproximação do estudante com o Sistema Único de Saúde não apenas como futuro profissional, outrossim como agente transformador de mudanças na saúde e na sociedade, levantando a bandeira da Reforma Sanitária como ideário de luta.

Para participar do Estágio, o estudante deve ser graduando entre o primeiro e último semestre de qualquer um dos dezessete cursos de graduação da área da saúde situados nas Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia. A inscrição é on-line através do site da Escola: www.saude.ba.gov.br/eesp. A seleção é feita pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), através da Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde (CIET).

O EVSUS Bahia propõe a imersão dos estudantes em grupos multiprofissionais nos diferentes sistemas locais de saúde dos municípios do Estado, no período de sete dias. A metodologia das vivências é de conhecer durante o dia os serviços de saúde e a noite ocorre à socialização das experiências e impressões, bem como grupos de estudos sobre as temáticas referentes às observações, embasando assim uma vivência e observação crítica da realidade.

O Estágio possui quatro eixos temáticos que norteiam o roteiro de vivências e as discussões em grupo: Políticas de Saúde; Modelos de Atenção; Formação em Saúde; e Participação Social. A escolha desse arcabouço visa contribuir com a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. Durante o período de imersão, os estagiários selecionados são acompanhados por Mediadores de Aprendizagem, os quais são estudantes selecionados e formados pelo Curso de Formação de Mediadores de Aprendizagem, também promovido pela CIET/EESP.

A cada edição do Programa é realizada a pactuação, através do preenchimento do Termo de Adesão, junto aos municípios que desejam receber os estudantes na etapa da imersão, contando com o apoio das Diretorias Regionais da Saúde (DIRES), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Além das instâncias mencionadas, a divulgação do estágio, a cada edição, conta com o apoio dos centros acadêmicos, coordenações de curso, professores e estudantes que já participaram ou pretendem participar do EVSUS-BA.

Folder do Estágio de Vivências no SUS Bahia

Coordenadora