Residências em Saúde

O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde (SESAB) investe na formação e qualificação profissional para atuação no Sistema Único de Saúde, sendo as residências em saúde uma dessas modalidades, por proporcionar a educação em serviço voltada às necessidades da população baiana.

A Coordenação de Residências em Saúde e Formação em Serviço da Escola de Saúde Pública da Bahia (CORES/ESPBA) atua na perspectiva de aprimoramento constante das residências em saúde do Estado. Assim, coordena, acompanha e avalia o desempenho dos programas e projetos relacionados a estágios e a formação de especialistas em áreas estratégicas do SUS através de Residências Médica, Multiprofissional e Área Profissional de Saúde, visando à complementação da formação profissional em articulação com as instituições de ensino. Atua ainda na elaboração e desenvolvimento de projetos e programas de formação em educação na saúde para recursos humanos do SUS-BA, incluindo residentes, tutores e preceptores. Por fim faz a gestão das bolsas de residência e regula os campos de práticas de formação em serviço para os residentes a serem desenvolvidos nos estabelecimentos de saúde da Rede SESAB;

Atualmente a Bahia possui 250 programas de residência em saúde, sendo 211 programas de Residência Médica e 39 programas em Área Profissional da Saúde; distribuídos nas unidades da rede própria, outras da rede pública, filantrópica e privada conveniada ao SUS, com cerca de 1200 residentes no total.

A ESPBA conta com dois programas de residência próprios em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família. Veja no mapa ao lado os programas de residência em saúde por região no Estado da Bahia.

 

Equipe

Afonso Roberto Batista
Derbeth Carmo
Hania Bidu
Iêda Santos
Jeane Magnavita
Lorene Pinto
Magali Lima
Miriam Marambaia
Rosângela Gueudeville
Rosângela Matos

 

Apoio Administrativo

Cíntia Santos
Marilza Dias

 

Contato

Telefone: (71) 3116 – 0217/ 3116 – 0223
E-mail:
sesab.coord.residencias@saude.ba.gov.br