Residência em Área Profissional da Saúde

Residência em área profissional da saúde é a modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinado às profissões da saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica. (PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 16, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014)

Voltada para a educação em serviço, a residência é desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, dividida em 80% prática e teórico-prática e 20% teórica, com duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses.

O Estado da Bahia tem investido na Residência em Área Profissional da Saúde, implementando um modelo de gestão participativa, além de financiar bolsas para residentes, que viabiliza a ampliação da oferta de vagas visando atender às necessidades locorregionais e seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Orientados pela legislação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, na Bahia existem hoje 39 (trinta e nove) programas de residência em área profissional da saúde, contando com 14 (catorze) Comissões de Residência Multiprofissional em Saúde – COREMU e 01 (uma) Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde – CEREMAPS (criada através da Resolução CIB nº 054/2009) além de contar com a colaboração do Coletivo Baiano de Residentes.

A Sesab possui 9 programas de residência em área profissional abarcando vagas em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

Para ingressar nos programas de residência em área profissional da saúde é preciso que o candidato tenha concluído o curso de graduação em área da saúde contemplada no programa ao qual deseja ingressar e participar do processo seletivo unificado, cujo edital é divulgado neste site a partir do mês de outubro.

E-mail: residenciamaps.ba@gmail.com

Links úteis