Residência Médica

Residência médica é a modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização, instituída pelo Decreto 80.281, de 5/9/1977. Caracterizada por treinamento em serviço, em regime de dedicação exclusiva, em instituições de saúde universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada graduação ética e profissional.

Atualmente são oferecidas vagas em 73 programas na rede própria da SESAB, em 34 especialidades médicas e vagas em 138 programas de outras instituições, abarcando ao total 42 especialidades médicas e 22 áreas de atuação, em várias regiões da Bahia.

O ingresso dos médicos nos programas é por processo seletivo unificado, coordenado pela Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), proporcionando ao médico a possibilidade de concorrer a todos os programas no Estado da especialidade pretendida e confere maior transparência à seleção. No processo seletivo unificado Cerem/BA/2020, foram oferecidas 824 vagas, preenchidas um total de 755, sendo 65% das bolsas financiadas pelo Governo do Estado da Bahia.

Os cursos para a especialidade têm duração variável de 1 a 5  anos.  Além de exercerem a medicina na prática, os residentes participam de discussões clínicas, sessões acadêmicas, sessões de radiologia e processo avaliativo trimestral.

 

Contato

Telefone:  (71) 3116 0221
E-mail: residencia.medica@saude.ba.gov.br

 

Links úteis

Legislação específica
Cadastramento no SisCNRM – Passo a passo